Você já parou para pensar no acontece com materiais como papéis e papelão que é jogado no lixo ou, até mesmo na rua? O Ambiente Brasil Sustentável colabora muito com o meio ambiente ajudando a manutenção de matéria que é jogado no lixo e que vai para o aterro ou, até mesmo, é jogado na rua. Pois, o papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado.O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem.
A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel. Procuramos incentivar as pessoas a saberem disso e colaborarem a não jogarem mais papel no lixo junto com outros materiais, a fazer uma separação dos materiais, principalmente o papel e o papelão, e doarem para pessoas que trabalham com a reciclagem da matéria. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de papel e de outros materiais de forma que deixe pronta para ser levado para a reciclagem. Existem pessoas que trabalham na reciclagem e reaproveitam o papel.
E entre os tipos de papéis estão: papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, entre outros.
A natureza agradece a ajuda de pessoas que ajudam nesse trabalho separando o papel para a reciclagem. Existe muito lixo nas ruas, e na maioria que podem ser reciclados e que são desperdiçados poluindo o ambiente. Muitas caixas de papelão são jogados nas ruas, pois, acham que não tem nenhum valor necessário, mas pode ser reaproveitado.