Coleta Seletiva – O seu papel é importante!
Separar seu lixo para que seja encaminhado à reciclagem pode parecer besteira, se você não entender todos os benefícios gerados por esse simples gesto. Entenda por que a coleta seletiva é tão importante:
- Reduz a extração dos recursos naturais.
- Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
- Economiza energia e água.
- Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
- Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
- Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
- Diminui o desperdício.
- Melhora a limpeza e higiene da cidade.
- Previne enchentes.
- Diminui os gastos com a limpeza urbana.
- Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
- Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
Quer fazer sua parte, mas não sabe como? Aí vão algumas dicas sobre a melhor maneira de descartar seu lixo em Fortaleza.
No município de Fortaleza a coleta é realizada separadamente para orgânicos (Coleta Domiciliar) e recicláveis (Coleta Seletiva). Os resíduos recicláveis são separados numa segunda etapa, nas Centrais de Triagem, de acordo com seu tipo (papel, plástico, alumínio e vidro). Portanto, você não precisa ter um “arco-íris” de lixeiras em casa para separar o seu lixo, duas são suficientes. Basta disponibilizar, em vias públicas, o resíduo no dia e período certo da coleta, que são diferentes para lixo seco (reciclável) e orgânico.
Faça um agendamento para saber qual o dia que a Ambrasus estará no seu bairro.
Tel.: (085)3284-6704.
É muito importante que o lixo só seja colocado na rua, pouco tempo antes do caminhão passar para que, em caso de chuva, os sacos não sejam arrastados para o bueiro mais próximo, entupindo-o e resultando em ruas alagadas.
A prefeitura recomenda que os sacos sejam postos para fora, no máximo, duas horas antes da passagem do caminhão.
■ Quem descartá-los fora do horário estará sujeito a multa de 50 reais se pego em flagrante. Também está prevista punição de até 12000 reais para quem jogar entulho em lugar inapropriado.
■ Para os fortalezenses que saem cedo ou chegam tarde e precisam colocar o lixo na rua com grande antecedência, só apelando para o vizinho. A prefeitura não aufere se alternativa para quem quer evitar que seus sacos saiam boiando na água da chuva.
Se você mora numa região que não é atendida pelo serviço e gostaria de solicitar uma coleta coletiva é só ligar na Central de Atendimento pelo número: (085) 3284-6704 ou através do e-mail: ambrasus@live.com
Materiais recicláveis:
Os materiais mais comuns encontrados no lixo urbano e que podem ser destinados à Coleta Seletiva são:
- Plásticos: Acrílico, embalagens de produtos de limpeza, potes de cremes e xampus, tubos, canos, brinquedos, sacos, sacolas, saquinhos de leite, isopor, sacos de alimentos (leite, arroz, feijão, etc.), garrafas PET, CD e DVD, tampas plásticas.
- Vidro; potes de alimentos, garrafas, copos e vidro de janela. Coloque numa caixa identificando o tipo de material, para evitar que alguém se machuque.
- Papel; jornais, revistas, folhas de caderno, formulários de computador, caixas de papel e papelão em geral, aparas de papel, fotocópias, envelopes, folhas sul fite usadas e cartazes velhos.
- Metal; marmitas, latas de alimentos, latas de refrigerantes, talheres.
- Lixo Eletrônico; TV, computador, celular, som, ventilador, liquidificador, DVD, câmera, impressora, enceradeira, ferro de passar, esteira.
- Ferro Pesado; geladeira, fogão, bicicleta, bicicleta ergométrica, máquina de lavar, tanquinho, bateria de carro, portão, grade.
Materiais não recicláveis:
- Cerâmicas;
- Vidros pirex e similares;
- Lâmpadas incandescentes;
- Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)
- Papéis: carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;
- Fotografias;
- Espelhos;
- Pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante);
- Fitas e etiquetas adesivas;
- Esponjas
- Fraldas e absorventes íntimos