olá amigos ambrasus convida você a participa do nosso projeto onde promovemos conscientização chamamos atenção das pessoas para não jogar lixo nas ruas e avenidas da cidade, nas praia busca de soluções para o grave problema.
mutirão do limpeza na praia da sabiaguaba quer foi no dia 18/11/12- as 08:00 até as 12:00
mutirão do limpeza na praia da sabiaguaba quer foi no dia 18/11/12- as 08:00 até as 12:00
SABIAGUABA
Todo verão é sempre a mesma coisa… sol forte significa praia lotada… e quanto mais gente aparece na praia, mais lixo se vê na areia e na água.
Agora eu pergunto… O que dois turistas encontram numa praia em 15 minutos de caminhada?
A resposta é isto:
Quase 90% do lixo que coletamos era plástico. E a maioria estava boiando na água ou quase sendo alcançada pelas ondas. E o pior… sempre havia uma barraquinha de açaí, picolé, pizza, milho, por perto… Isso significa que nem mesmo os comerciantes locais têm a percepção de que aquele lixo está poluindo a praia, e que isso pode gerar uma diminuição do turismo na região. O que você pensa quando visita uma praia que está cheia de lixo boiando na água, e decorando as areias brancas? Por mais bonita que seja a praia, isso vai provocar um ponto negativo na hora de decidir voltar lá de novo.
E eu sei que ultimamente está difícil de encontrar uma praia que esteja 100% limpa. Sempre tem um sujinho que larga a latinha de cerveja num canto, ou enterra o pote de sorvete na areia.
As pessoas têm o pensamento de que é obrigação da Prefeitura promover a coleta do lixo deixado nas praias. Mas esquecem que se cada um fizer sua parte, somos nós que vamos desfrutar de uma experiência mais agradável e limpa!
RECOLHEMOS
CAMINHÃO
DE LIXO
NA PRAIA
DA
SABIAGUABA
Não é difícil colaborar. Veja:
- No carro ,por exemplo, eu tenho um saco de pano que fica junto à marcha. Ali jogo todo o lixo. Quando enche, somente esvazio em alguma lixeira, e está pronto novamente. Atitude simples, não?
- Ah, acabou de comprar comida e está comendo no carro, mas não tem saco de pano ainda? Pegue a sacola onde veio a comida, serve de depositário.
- Mas eita, não veio sacola. Beleza, deixe no carro até chegar a uma lixeira. Azar o seu. Não suje o resto do mundo só por preguiça.
- Evite pegar muitas sacolas plásticas no mercado. Prefira os mercados que utilizam sacola oxi-biodegradável. São sacolas boas e demoram muito menos pra se decompor na natureza.
- Separe o lixo. Quase toda cidade, inclusive as pequenas, tem coletadores de lixo que pegam o que é reciclável.
- Se está com lixo na rua e não tem lixeira, guarde no bolso, até que veja uma.
- Quando estiver na praia, por favor, não cometa a heresia de jogar lixo no mar. Isso inclui as suas necessidades naturais, elas são lixo também, e há locais apropriados pra despejo, caso não saiba.
Isso não é corrente, mas você pode ensinar seus filhos, amigos, familiares e conhecidos a fazerem o mesmo. Ou pelo menos alertá-los. Muita gente joga o lixo em qualquer lugar por preguiça, outros por distração mesmo. Não custa fazer a sua parte, e ajudar os outros a fazerem a deles.
Você sabe bem que todo lixo descartado de forma incorreta prejudica sua própria vida, certo? Aquela garrafa que entope o bueiro, aquele plástico que polui o rio, aquela pilha que contamina o solo, aquela latinha que suja a praia e os mares... Pois bem, e se tudo isso voltasse diretamente para sua casa?
AMBRASUS@LIVE.COM.BR