quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Responsabilidade Social.

CONVOCAÇÃO PARA LIMPEZA AMBIENTAL - 20 DE SETEMBRO 2014
um maravilhoso evento que foi feito na PRAIA DE IRACEMA - BEIRA MAR juntamente com a Escola Dárcio Lira de Jiu Jitsu Tradicional - Brasil, todos fazendo sua parte para que as nossas praias fiquem limpas, pois tem vários animais marinhos morrendo por conta dos lixos jogados na beira das praias. Precisamos que mais pessoas tomem consciência que o material que você joga fora pode se tornar matéria-prima e diminui o impacto ambiental. 








                                                  "A água é um bem de domínio público"
Vamos preserva a natureza, o nosso meio ambiente precisa muito da conscientização humana !

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Coleta Seletiva.

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.



A Coleta Seletiva é uma peça muito importante para a melhoria do meio ambiente e a sociedade. Além de gera renda para milhões de pessoas e mais economia para as empresas, mais infelizmente ainda tem pessoas que não se conscientizam de que a melhor maneira de ajudar o meio ambiente é separando o lixo comum do lixo reciclável.





 Descarte apropriado de alguns tipos de lixos: Pilhas, baterias comuns e de celular também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.




Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados.



Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos e de construção possuem pontos de coletas destes materiais.


Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.


Como Implantar a Coleta Seletiva:
Inicialmente é necessário a conscientização de todos para a busca de soluções para o grave problema. Isto é possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação dos recursos naturais e a não poluição do meio ambiente.
Na próxima fase, é necessário sinalizar e disponibilizar coletores específicos para cada tipo de material em lugar comum a todos e de fácil acesso. Hoje, além dos coletores é possível disponibilizar sacos de lixos nas cores padrões de cada material.
Na última fase é necessário ter um sistema pré-determinado para o recolhimento dos materiais selecionados e que deverão ser encaminhados para as usinas de reciclagens.


Benefícios da Coleta Seletiva:
 
• Para 75 latas de aço, recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão.
• Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de
16 a 30 árvores adulta, em média.
• A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de
1 tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia.
• 10% de vidro reciclado, economiza-se 4% de energia e reduz 10% no consumo de água.









Faça parte dessa ação, para que o impacto ambiental diminua !