Nós ajudamos no intuito de preservarmos o meio ambiente reciclando materiais e conscientizando para os males do meio em que vivemos. Buscamos melhorar a vida da comunidade envolvida dando dignidade, além de trabalharmos também com a logística reversa. Contribua: Tele-coleta: (85) 3284-6704/ (85) 8723-8202. Email: ambrasus@live.com
Translate This Page
segunda-feira, 13 de abril de 2015
A importância da reciclagem
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantagens da reciclagem
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Sacolas feitas com papel reciclável
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos .
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, torneiras, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
quarta-feira, 18 de março de 2015
COLETA DE LIVROS ,REVISTA APOSTILAS PARA RECICLAGENS EM FORTALEZA.
NOSSO TRABALHO COMO FUSIONA DESDA COLETA A DESTINAÇÃO
Por exemplo, livros e revistas semanais ou de atualidades antigos, como as revistas Veja, Superinteressante, Isto É, Época, e os livros didáticos, as apostilas de cursinho vestibular ou de idiomas (preenchidos ou em branco), as enciclopédias velhas e os livros jurídicos antigos, desatualizados, livros e gibis riscados, rasgados e manchados que já não servem para consulta ou leitura, podem ser aproveitados para reciclagem.
Hoje em dia existem materiais gráficos muitos mais ricos em ilustrações do que as revistas semanais - alguns destinados exclusivamente para recorte infantil nas bancas - e com produção editorial bem mais diversa, ilustrada, colorida e lúdica do que as revistas já mencionadas, que na maioria das vezes tem imagens que não deveriam passar pelas mãos de uma criança nem para recorte!
E se você achar que o material que tem em casa é seguro para crianças e até pode ser utilizado para atividades de recorte e colagem, certifique-se primeiro de que a biblioteca para onde você pretende doar promova essas atividades. Sempre é importante perguntar e informar-se antes de fazer a doação, para que a pilha de papéis sem destinação simplesmente não troque de lugar: antes entulhava a sua garagem, agora entulhará a sala de uma biblioteca comunitária. Isso não é legal para nenhum dos envolvidos, então, nossa dica fundamental é:
Pratique o descarte consciente de materiais recicláveis. Encaminhe para reciclagem.
Com a popularização dos barracões, galpões e cooperativas de reciclagem, com a maior compreensão e esclarecimento sobre a profissão do catador de materiais recicláveis, você mesmo pode encaminhar seu material reciclável para o descarte correto seja através de um agente ambiental - o catador, ou entregando pessoalmente em uma cooperativa ou barracão de reciclagem.
Procure cooperativas de reciclagem na sua cidade Converse com os vizinhos, com os moradores do seu bairro, com o pessoal do clube, da feira ou da igreja. Alguém sempre sabe de um local para descartar os materiais recicláveis, onde eles possam ser reutilizados e aproveitados da melhor forma possível. Encaminhe para os barracões, pois eles se transformam em renda para os catadores de material reciclável cooperados. Entre em contato com aprefeitura e as secretarias de meio ambiente da sua cidade e pergunte se eles têm coleta de material reciclável, ou planos para a implantação de coleta seletiva em sua cidade, e qual a destinação que no momento eles providenciam para esse tipo de material. Cobre da administração da sua cidade, é o seu papel como cidadã(o), querer o melhor e exigir que seja feito o melhor pela sua cidade.
Não queime livros
Doe para o lugar certo: para cooperativas e barracões de reciclagem, para a coleta seletiva da sua cidade, associação de catadores, ou para catadores de material reciclável que costumam passar pelo seu bairro. Tenha sempre em mente que biblioteca comunitária e projetos de incentivo à leitura não são depósito de material reciclável. Pratique a doação consciente de livros. Se for doar para uma biblioteca PERGUNTE ANTES se esse material terá uso.
COLETA SELETIVA DE MATÉRIAS RECICLAVES
AMBRASUS TELE COLETA (085) 3284,6704 OU WHATSAPP - 8723,8202 OU 96019061 OU 8128,7082
Começamos fazendo a nossa primeira doação de livros
Assinar:
Postagens (Atom)