quarta-feira, 15 de junho de 2011

Livros sobre o Meio Ambiente

Darwinismo - Meio Ambiente - Sociedade
   Autor: Vários Autores
   Editora: Via Lettera
Desenvolvimento e Meio Ambiente
   Autor: Barbieri, José Carlos
   Editora: Vozes
Meio Ambiente no Século 21
   Autor: Trigueiro, André
   Editora: Autores Associados
Desenvolvimento, Justiça e Meio Ambiente
   Autor: Pádua, José Augusto
   Editora: Peirópolis
Meio Ambiente e Reciclagem - Um Caminho a Ser Seguido
   Autor: Nani, Everton Luis
   Editora: Jurua
Como Consumir Sem Descuidar do Meio Ambiente- 50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta
   Autor: Berry, Sian
   Editora: Publifolha
Meio Ambiente & Paisagem
   Autor: Emídio, Teresa
   Editora: Senac São Paulo
Meio Ambiente e Ciências Humanas
   Autor: Moraes, Antonio Carlos Robert
   Editora: Annablume
Sociedade e Meio Ambiente - Primeiras Discussões
   Autor: Anjos, Maylta Brandão dos
   Editora: Libra Três
Água Mole em Pedra Dura - Dez Histórias da Luta Pelo Meio Ambiente
   Autor: Brito, Manoel Francisco; Correa, Marcos Sa
   Editora: Senac RJ
Como Viajar Sem Prejudicar o Meio Ambiente - 50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta
   Autor: Berry, Sian
   Editora: Publifolha
Conhecimento, Meio Ambiente e Globalização
   Autor: Floriani, Dimas
   Editora: Jurua
Ecossistemica - Uma Abordagem Integrada dos Problemas do Meio Ambiente
   Autor: Branco, Samuel Murgel
   Editora: EDGARD BLUCHER
Meio Ambiente - Sua História - Como Defender a Natureza Sem Ser um Ecochato
   Autor: Derengoski, Paulo Ramos
   Editora: Insular
Meio Ambiente e Estado Fiscal - Um Diagnóstico
   Autor: Rosário, Dilson
   Editora: Arcadia
Meio Ambiente e Representação Social
   Autor: Reigota, Marcos
   Editora: Cortez
Vivências Integradas ao Meio Ambiente
   Autor: Telles, Marcelo de Queiroz; Da Rocha, Mário Borges; Pedroso, Mylene Lyra; Machado, Silvia Maria de Campos
   Editora: SA Editora
Como Funciona o Meio Ambiente
   Autor: Gralla, Preston
   Editora: Quark do Brasil
Destruição e Equlíbrio - O Homem e o Ambiente no Espaço e no Tempo - Coleção Meio Ambiente
   Autor: Rodrigues, Sergio de Almeida
   Editora: Atual


Eficaz comunicação - panfletagem e ações promocionais

Segundo o dicionário Eficaz significa: eficiente, seguro, infalível; eficiência: capacidade de produzir um efeito real, capacidade de obter o maior rendimento com o mínimo de desperdício. É esse o nosso propósito, tornar o significado de nossa empresa também a razão da existência, maximinizando a verba destinada à divulgação.
E agora ela é uma de nossas parceiras, divulgando um projeto que está se concretizando, está divulgando um trabalho que visa o destino da reciclando para outro patamar de grandeza e,  vai contribuir para a ação social adotada como nossa meta desde o começo do projeto. Ela adotou de forma significativa o nosso projeto acreditando sim, num projeto realizador e que pode fazer a diferença. O maio ambiente necessita de ajudas mesmo que não sejam tãop grandes, mas de pessoas que querem cçontribuir pouco, porém, de coração.

A  Eficaz Comunicação é uma empresa de comunicação localizada em Fortaleza - Ce, atuam especificamente nas áreas de panfletagem e ações promocionais, os contatos são: (85)3494.6049 e (85) 8730.1005.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pepsi dará adeus às garrafas PET.



Desta vez a Pepsi ganhou da Coca-Cola. Ao menos naquilo relacionado a corrida ecológica. A garrafa mostrada na fotografia que ilustra esta postagem não foi feita de plástico senão de materiais de origem vegetal. Em um alarde de reciclagem e reutilização o grupo Pepsico vai reutilizar alguns dos produtos orgânicos eliminados em suas indústrias alimentícias como matéria-prima para fabricar suas novas garrafas.

Segundo o vice-presidente do departamento de pesquisas avançadas da companhia, Rocco Papalia, o resultado quanto a proteção do conteúdo é indistinguível das atuais garrafas feitas com PET.

Este poderia ser o esperado fim dos plásticos PET usados em garrafas de todo tipo, que precisam do petróleo para sua fabricação. Para este novo material poderiam utilizar mais de 2 bilhões de toneladas de dejetos orgânicos gerados pela agricultura a cada ano.

O invento começará a ser testado o ano que vem e a ideia da Pepsi é substituir todas as garrafas atuais pelas novas. Como não podia ser diferente, em sua tradicional disputa das colas, a Coca-Cola correu para comunicar que eles também estão testando um invento muito similar em laboratório (100% orgânico).

É de supor que tais materiais não transporão parte de seu sabor ao conteúdo. Caso contrário estaríamos ante uma nova gama de sabores: Pepsi Batata, Pepsi Pipoca, Pepsi Pinhos do Bosque.

Isso é ótimo para preservar mais ainda nosso meio ambiente, é claro, já que as garrafas PET ficam muito tempo na natureza prejudicando-a quando não existe, principalmente, reciclagem delas.

domingo, 5 de junho de 2011

Meu "Mundo" Crítico.



Apesar de hoje ser o dia mundial do meio ambiente, muitos demonstram que não se preocupam com o que estar a sua volta. Será realmente que tem mesmo com o que nos preocupar? Será que é demagogia falar sobre esse assunto que pouco se interessam em saber e participar ativamente? Por que será que muitos não se importam em saber sobre trabalhos de ação social e sobre meio ambinte? 
Tudo isso tem obstáculos ainda a serem ultrapassados, em relação ao meio ambiente e ações sociais, pois vivemos em um mundo modista e individualista hoje em que as pessoas não gostam de comentar sobre esse assunto, se estão bem, estão despreocupadas com o que está acontecendo ao seu redor, com outras pessoas que não estão tão bem assim. Quem mais sabia dessa data senão as pessoas que cuidam de assuntos em relação ao ambiente e a preservação dele? 
Muitos reclamam desses assunto serem abordados tantas vezes por ativistas que lutam todos os dias contra governos que não estão nem aí para um mundo sustentável e uma população que também não está dando a mínima para projetos de cunho social e ambiental, pois acham que isso não é importante e não mudará em nada o que pretendemos fazer. É difícil, mas nunca ninguém pensou que se todas as pessoas se juntassem para ajudar a fazer mudanças melhores, ao invés de se tornarem céticas com idéias de que nada pode ser feito, nada pode ser mudado, com certeza faríamos mudanças reais e sólidas nos ideiais do bem de varias comunidades e na vida de várias pessoas.
Ultrapassar limites é uma de tantas idéias que tive. Deixemos de ser pessoas modistas que ligam hoje para coisas triviais da mídia e participar conosco de uma jornada que pode ser diferente e transformador para o meio em que vivemos que nunca admiramos, porém, aprendemos a aceitar e, digo a vocês que lêem este blog, não aceitem esse mundo desigual e destrutivo. Como disse Dalai Lama certa vez: "Seja a mudança que você quer ver no mundo." sejamos as pessoas que começaram a fazer essa mudança. Nós, do Centro de Capacitação de Todos Para Todos, começamos a ser essa mudança na vida das pessoas da comunidade em que trabalhamos, para dar a sustentabilidade a elas. 

Passe essa mensagem adiante, é muito importante a sua participação nesse trabalho. O meio ambiente agradece! 

Dia Mundial do Meio Ambiente.


Criação do Dia Mundial do Meio Ambiente 
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. 
Objetivos  
A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. 
Importância e comemoração 
Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial. 
Em muito países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente. 
Esta data é muito importante nas escolas, pois os alunos, em estágio de formação, podem desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do planeta.

Passe essa mensagem adiante e colabore com o nosso projeto, vamos fazer do meio ambiente um lugar mais preservado. 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nossa Responsabilidade.


O nosso Centro de Capacitação De Todos Para Todos está chamando cada vez mais a responsabilidade social e está tendo uma gestão ambiental respeitada. Como uma Gestão Ambiental, nós estamos dentro de uma administração que respeita também toda a legislação de normas e deveres para com este país. Aqui postarei que normas são essas que nos enquadramos e que procuramos sempre estar dentro afim de melhorar cada trabalho e manutenção do meio ambiente. 

1. O que é Gestão Ambiental 
Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

2. Métodos e objetivos principais da gestão ambiental:

- Uso de recursos naturais de forma racional.

- Aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade.

- Adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos.

- Utilização sustentável de recursos naturais.

- Tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo.

- Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.

- Uso de sistemas que garantam a não poluição ambiental. Exemplo: sistema carbono zero.

- Treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração.

- Criação de programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios, etc. Exemplo: recolhimento e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peças de computador, etc.

3. Importância para as empresas

A adoção de gestão ambiental é importante para uma empresa por diversos motivos. Em primeiro lugar porque ela associa sua imagem ao da preservação ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos. Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados. Empresas com gestão ambiental melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.

4. ISO 14000

O ISO 14000 é um conjunto de normas técnicas e administrativas que estabelece parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas dos setores privado e público. Estas normas foram criadas pela International Organization for Standardization - ISO (Organização Internacional para Padronização).


Importância do Lixo Eletrônico.

Quando muitas vezes se fala de lixo eletrônico, as pessoas me perguntam sobre como o projeto pode reutilizar esse material para a reciclagem e para que finalidade. Neste postagem vou procurar falar um pouco sobre isso. Mas antes vou falar mais sobre o que é o lixo eletrônico, e como reciclar etc. Aprenderemos mais sobre este assunto.


O lixo eletrônico são resíduos de Aparelhos Elétricos Eletrônicos (RAEE), chamados popularmente no Brasil de “sucata de informática”, “lixo eletrônico” ou “lixo tecnológico” e, no exterior, WEEE (Waste Electrical and Electronic Equipment), Electronic waste ou e-Waste. Esses materiais são resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos (o que inclui televisores, ar-condicionados, computadores, geladeiras e outros dispositivos).  Tais resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões. Só para se ter uma idéia, a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA) alerta que 75% dos computadores em desuso nos Estados Unidos ainda estão armazenados em garagens e armários à espera de serem reutilizados, reciclados ou simplesmente jogados fora. Um típico monitor de PC pode conter até 25% do seu peso em chumbo, por isso alguns estados dos EUA desenvolveram políticas que proíbem o descarte de qualquer lixo eletrônico, principalmente CRT’s (tubos de imagem), nos aterros sanitários.
A reciclagem no Brasil tem uma legislação que trata os resíduos pelo elemento contaminante e determina o seu tratamento, porém apenas alguns manufaturados dispõem de normas legais de descarte, como pilhas e baterias, que são recebidos pelos fabricantes sem custo para o consumidor. A maioria dos produtos ainda não dispõe de leis específicas e tem seu custo ambiental pago pelo usuário.
Por conta da desinformação resíduos tóxicos como monitores e reatores são vendidos como sucata e o que não é reaproveitado; vidro chumbo, fósforo, capacitor de ascarel e DHEP, vão parar no aterro sanitário. Porém, isso é por conta de muita desinformação de pessoas que mantém esses materiais em desuso em casa ou, então jogam no meio ambiente, contaminando o local.


O que faremos com esse material no projeto será em separar os materiais que compõem um objeto e prepará-los para serem usados novamente como matéria-prima dentro do processo industrial. Nem sempre a reciclagem se destina à reinserção dentro do mesmo ciclo produtivo: um computador reciclado pode gerar materiais que vão ser utilizados em outras indústrias. Os plásticos vão para empresas recicladoras, os tubos dos monitores são cortados em via úmida e geram óxidos metálicos, as placas passam por moagem e separação química e depois banho e separação interna para retirar os metais que estão agregados na matéria-prima. Todo o processo é químico. Após o reprocessamento dos resíduos tecnológicos, são obtidos sais e óxidos metálicos que serão utilizados nas indústrias de colorifício, cerâmicas, refratárias e indústrias químicas.Tudo isso com muita responsabilidade social.
Isso será muito importante para todos. Nossa idéia deve ser passada adiante, é algo que não devemos mais perder tempo e colocar em ação. 
Participe e comente aqui essa postagem e dê sugestão para o projeto!!!!