quarta-feira, 27 de novembro de 2013

FORTALEZA E O LIXO ELETRÔNICO

 O LIXO ELETRÔNICO




Mesmo com a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a capital CEARENSE não possui política específica para o descarte e recolhimento de lixo eletrônico, o mesmo é descartado como lixo comum e vai para o aterro sanitário.
Enquanto FORTALEZA não define diretrizes para o recolhimento e descarte do lixo eletrônico produzido na cidade, instituições comunitárias buscam formas de reaproveitar o material descartado e transformá-lo em gerador de cidadania, na zona Sul da cidade, por exemplo, o Conselho Comunitário do Bairro desenvolve o projeto AMBRASUS há mais de três anos.
O Projeto AMBRASUS oferece cursos básicos de computação, montagem e manutenção de computadores e de digitação de trabalhos acadêmicos, recebem computadores das empresas parceiras consideradas inservíveis e que são recondicionados durante os cursos de montagem e manutenção do AMBRASUS.









PROJETO: RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO
Objetivo Geral:
  • Reciclar materiais provenientes do lixo eletrônico.
Objetivo Específico:
  • Realizar a triagem minuciosa dos componentes que ainda funcionam;
  • Classificar os materiais recebidos;
  • Contribuir na diminuição dos impactos ambientais;
  • Criar programas de descarte correto de equipamentos;
  • Criar oportunidades para a reutilização de peças;
  • Possibilitar a inclusão digital, social da comunidade.
  • Buscar parcerias com empresas privadas e prefeitura municipal.


TELE COLETA (085) 3284,6704 OU 8723,8202 










sábado, 2 de novembro de 2013

LEI DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

No dia 7 de julho de 2010, foi aprovada no Senado, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cuja sigla é “PNRS”. Estima-se que as principais cidades do Brasil produzam 150 mil toneladas de lixo por dia, grande parte é direcionada aos lixões, apesar desse quadro, a nova lei de resíduos sólidos levou duas décadas para ser aprovada no país.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos apresenta um novo conceito de responsabilidade à destinação de resíduos, referente à produtores, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. Todos serão considerados responsáveis, ao lado dos titulares de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, a propiciar a melhor destinação aos resíduos.



A destinação compreende desde a obtenção da matéria-prima, seleção de insumos, produção, consumo e descarte final. A lei foi aprovada por meio de um texto resumido que enfatiza em seu conteúdo a redução, reutilização e reaproveitamento de cada material. A lei também abrange a participação das cooperativas de catadores numa gestão de resíduos, considera também a oferta de financiamento para que os municípios realizem coleta seletiva por meio do trabalho dos catadores.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos proíbe a importação de resíduos perigosos, capazes de danificar e causar perdas irreparáveis ao meio ambiente e à saúde da fauna e dos seres humanos. A lei implementada por esta política permite aos pequenos municípios planejarem, de maneira conjunta, a destinação final de cada resíduo.
Porém, pesquisadores e ambientalistas criticam a possibilidade, descrita na lei, da logística reversa ser utilizada pelo setor empresarial como maneira livre para a retirada do produto descartado pelo mercado consumidor sem prévio sistema de obrigatoriedade. Ou seja, a logística reversa não é obrigatória, a empresa a executará somente se tiver condições técnicas para a retirada do material descartado.

A lei foi sancionada em agosto de 2010, pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva. Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Lixo, a lei valoriza a profissão dos catadores, permitindo um futuro mais digno, possibilitará que cada catador seja reconhecido não somente como um mero catador de lixo, mas como um “catador de materiais recicláveis”.

A PNRS apresenta princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos. Estabelece a logística reversa, a integração entre os municípios e a participação de toda a sociedade.

AMBRASUS 
TEL: (85) 3284.6704/8723.8202/9601.9061






sábado, 26 de outubro de 2013

PILHAS E BATERIAS: RISCOS Á SAÚDE.

Componentes das Pilhas e Baterias e seus Efeitos

As pilhas e baterias de celular são hoje um problema ambiental. Contendo resíduos perigosos e compostas de metais pesados altamente tóxicos e não-biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, depois de utilizadas, a maioria é jogada em lixos comuns e vai para aterros sanitários ou lixões a céu aberto.

A forma como são eliminados e o conseqüente vazamento de seus componentes tóxicos contaminam o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas. Através da cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos.

Cádmio é um dos metais mais tóxicos. A principal via de absorção é a inalação em meios industriais ricos em fumos e poeiras de cádmio. Uma simples exposição a elevadas concentrações de óxido de cádmio pode causar graves irritações pulmonares ou mesmo a morte.

Chumbo é um dos mais perigosos metais tóxicos pela quantidade e severidade dos seus efeitos. É classicamente uma toxina crônica, sendo observados poucos efeitos após uma exposição aguda a níveis relativamente baixos. Pode ter efeitos no sangue, medula óssea, sistema nervoso central e periférico e rins, resultando em anemia, encefalopatia, cólicas abdominais e insuficiência renal; é tóxico para a reprodução e desenvolvimento humanos.

Mercúrio À medida que ele passa ao sangue, liga-se as proteínas do plasma e nos eritrócitos distribuindo-se pelos tecidos concentrando-se nos rins, fígado e sangue, medula óssea, parede intestinal, parte superior dos aparelhos respiratório mucosa bucal,
glândulas salivares, cérebro, ossos e pulmões. È um tóxico celular geral, provocando desintegração de tecidos. 

Os metais pesados contidos nas pilhas e baterias, quando absorvidos, são de difícil eliminação pelo organismo, podendo causar diversos efeitos nocivos ao ser humano, tais como: alergias de pele e respiratórias; náuseas e vômitos; diarréias; diminuição do apetite e do peso; dores de estômago e gosto metálico na boca; instabilidade, com distúrbio do sono; inibição das células de defesa do organismo e bronquite. Pode inclusive causar danos ao sistema nervoso, edemas pulmonares, osteoporose e alguns tipos de câncer.
portanto, não custa nada você doar para que ela possa ser reciclada, assim estará ajudando não só ao meio ambiente mais também a si próprio... DOE...

TELEFONES: (85) 3284.6704/8723.8202/9601.9061
Ambiente Brasil Sustentável | Wix.com



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Descarte consciente de lixo eletrônico em Fortaleza

PARCERIA

Firmamos uma parceria com um grupo de jovens e professores da Escola Paulo Sarasate, em Canindé-CE.Eles tem um projeto conscientizador dos riscos que o lixo eletrônico trás se não for dado destino correto para esses materiais, bem como, fazem de sua escola um posto e coleta de lixo eletrônico ,conscientizando a comunidade a deixar seu lixo eletrônico na escola para que possa ser doado para a AMBRASUS e dessa forma fazermos a destinação correta através da Logística Reversa.



A AMBRASUS, vai até Canindé-CE recolher os materiais e aqui em Fortaleza-CE, tria, separa as peças que possam ser reutilizadas e as que não funcionam mais, enviamos para seus fabricantes através da Logística Reversa, exportamos também para o Chile e para Bolívia.


O propósito de iniciarmos esta parceria é fazer com que as pessoas pensem no que estão fazendo para ajudar o meio ambiente e também para que possam se conscientizar de suas atitudes prejudiciais ao nosso planeta.





Ambiente Brasil Sustentável | Wix.com

TELE-COLETA: (85) 3284.6704/8723.8202/9601.9061














segunda-feira, 7 de outubro de 2013

como separar o lixo!

Como separar o lixo e onde colocá-lo

A reciclagem é algo relativamente novo, principalmente, no Brasil. Assim, é sempre bom entender e verificar qual a melhor forma de reciclar. O ideal é você ter em casa o cesto de reciclagem que normalmente tem as cores específicas para cada tipo de material.

As cores são:
  • Azul para papel
  • Vermelho para plásticos
  • Amarelo para metais
  • Verde para vidro

Aparentemente, essas cores podem resolver o problema, mas apenas em parte. Nem todo papel ou plástico, por exemplo, pode ir para a reciclagem. Vamos detalhar então o nosso lixo.

PAPEL

Com relação aos papéis, são recicláveis jornais, revistas, cartões, envelopes, folhas de caderno, papéis de computador, embalagens de ovo, papelão e caixas. Em todos esses casos, o processo de reciclagem é possível.

Já fotografias, papéis metalizados, plastificados, carbonados, papéis de fax, papéis com cola como as fitas adesivas têm limitações no processo de reciclagem. Além disso, os sujos como guardanapos ou papéis higiênicos devem ir para os aterros sanitários junto com o lixo orgânico.

PLÁSTICO 

Com relação aos plásticos, são recicláveis garrafas de refrigerante, copinhos e saquinhos plásticos, frascos de shampoo e detergente, embalagens de margarina e material de limpeza, canos, brinquedos sem partes metálicas e tubos. Cabos de panela, tomadas e produtos de acrílico em geral não têm processo para reciclagem.

METAL

Entre os metais, são recicláveis latinhas de aço (como as de óleo de cozinha), latinhas de alumínio, panelas, pregos, fios, arames, sucatas de automóveis. Há limitações no caso de clips, grampos, esponjas de aço, latas de tinta ou com materiais tóxicos como gasolina.

VIDRO

Quanto aos vidros, as garrafas, copos, potes, frascos e cacos vão para o lixo reciclável. Já espelhos, fibras de vidro, lâmina, porcelana, cerâmica, tubos de TV, vidro temperado (como os pratos duralex) e ampolas de remédio não podem ser reciclados..

Há também outros materiais que não são recicláveis como os tocos de cigarros ou o isopor. Já as caixas tetrapack, ou longa vida, podem ser jogadas nos cestos para reciclagem de papel, apesar de ter um processo separado. 



TELEFONES: (85) 3284.6704/8723.8202/9601.9061

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

AÇÕES SUSTENTÁVEIS


Ações Sustentáveis podem salvar o planeta e melhorar a qualidade de vida desta e das futuras gerações.
O resultado do acúmulo de décadas de despejo de lixo e substâncias tóxicas no meio ambiente começa a ser sentindo pelo ser humano. O excesso de CO2 (monóxido de Carbono) na atmosfera, produzido por indústrias e automóveis, a degradação de mananciais e nascentes de rios, a destruição das florestas com a finalidade de extração da madeira ou mesmo para usar o solo como pastagem vem alterando o clima do planeta. Especialistas apontam que esse ciclo de elevação das temperaturas no globo pode levar ao fim da vida na Terra.
O debate sobre como mudar esse quadro gira em torno do conceito de sustentabilidade, ou seja, ações que atendem às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades, cuidando dos aspectos ambientais, sociais e econômicos.
“Somos acostumados a ver filmes que apostam na degradação, mas há pessoas que querem colocar um freio em todos esses abusos contra a natureza. O planeta tem essa característica de se renovar e nós temos que contribuir para isso. Eu não sou fatalista. Acredito que ainda conseguimos reverter este quadro”, enfatizou o coordenador de Núcleo de Formação Cidadã da AMBRASUS de FORTALEZA, presidente, João paulo Brasil.
   Desenvolve em seu Centro uma estrutura de recipientes especialmente reservados para a separação de lixo seco e lixo orgânico. Na área da educação, oferece o  Gestão Ambiental, com foco voltado para a substituição de tecnologias por processos que agridam menos a natureza, conservação e proteção dos recursos naturais.













TELEFONES PARA INFORMAÇÃO OU PARA AGENDAR COLETA: (85) 3284.6704/8723.8202/9601.9061

















terça-feira, 10 de setembro de 2013

Como funciona uma reciclagem em fortaleza?




O Brasil ainda pode e deve melhorar bastante quando o assunto é a organização e coleta do lixo. A maneira como a coleta é realizada atualmente não é insuficiente e o destino final do lixo, na maioria das vezes é inadequado. A reciclagem tem sido estimulada no país, mesmo que de forma ainda não suficiente, mas para isso é necessário uma estrutura de coleta seletiva do material reciclado, além de usinas de reciclagem capazes de transformar esse material.
 O instituto AMBRASUS  tem como atividade básica a transformação de materiais recicláveis coletados, tais como: papéis, alumínio, plástico, vidros e entre out ros. Sendo assim, ela converte o lixo em matéria-prima para a indústria que a utilizará na fabricação de novos produtos que serão encaminhados para o consumo do cidadão novamente, criando assim um ciclo.


Os materiais recicláveis são separados em plástico, papel, vidro e metais. Há muitas indústrias que transformam todo esse lixo reciclável em outros produtos, como vassouras, chinelas, artesanato, entre tantos outros. Por toda a cidade, podemos encontrar lixeiras para recolher os objetos recicláveis. Essas lixeiras são separadas por cores para a melhor identificação do lixo. As lixeiras amarelas são usadas para se jogar metalas azuis, papelas verdes, vidro; e as lixeiras vermelhas, plástico.


Pilhas e baterias não são materiais recicláveismas se jogarmos esses materiais no meio ambiente, eles irão contaminá-loPor isso é muito importante fazer o descarte desse material de forma adequada. Muitos supermercados, lojas, bancos e empresas fazem a coleta desse tipo de material para que seja dado a ele um destino adequado.

A coleta seletiva de lixo é muito importante para toda a sociedade, pois muitas pessoas que trabalham com a coleta de lixo garantem renda para a família. Além disso, fazendo a separação do material que pode ser reutilizado, estaremos ajudando a diminuir a poluição dos solos e dos rios.
Você também pode ajudar o meio ambiente fazendo a coleta de lixo seletiva em sua casa. Coloque todo o material que pode ser reciclado (plástico, papel, vidro e metal) em uma caixa ou sacola, deixando o lixo úmido separado. Quando a caixa ou sacola estiver cheia, entre em contato com instituto AMBRASUS  , ou em algum posto de coleta.
Atualmente cidades possuem caminhões de lixo especializados em recolher apenas o lixo reciclável e levá-los a indústrias onde serão reciclados.

tele coleta   (085) -3284,6704 ou 8723,8202


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Doação de livros em Fortaleza

DOAR LIVROS EM FORTALEZA


Sabemos que não existe muito incentivo em Fortaleza, quando se trata de doações, principalmente por ser objetos doados e não vendidos ou comprados,que de certa forma a pessoa lucra com isso, mas nosso projeto está com uma campanha de doações de livros, sejam eles revistas, jornais, livros didádicos, ou que qualquer outra natureza.


Nossa campanha tem o intuito de retirar os livros que de qualquer forma só fazem peso em sua estante, de reciclar os livros que já não se usam mais, de reaproveita-los, e até mesmo doá-los a escolas que necessitam deles, de restaurá-los para que ele volte a estante de alguém novinho em folha.

Você pode nos doar ligando para os números (85) 3284.6708/8723.8202/9601.9061e agendar sua coleta recolhemos sem custo em qualquer localidade.Vamos a sua casa ao seu trabalho ou onde você estiver.


  

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

o que é lixo eletrônico?

*LIXO ELETRÔNICO.

É o termo utilizado para qualificar equipamentos eletrônicos que não estejam mais em uso ou que são descartados.
Tudo aquilo que compramos veio de algo certo? e com a tecnologia não é diferente. A cada ano surgem aparelhos de celular mais modernos, computadores mais eficientes, TVs maiores. E para onde vão nossos antigos equipamentos eletrônicos? Para o lixo, na maior parte das vezes, sem receber tratamento específico.


Portanto aí vão algumas dicas para você que não sabe o que fazer com seu lixo eletrônico:
- Aquele aparelho não é mais útil para você? Verifique se ele não possui utilidade para amigos, familiares ou instituições antes de jogá-lo fora. Doar o seu aparelho em desuso é uma ótima alternativa.
- procure em sua em seu município instituições que trabalhem com o tipo de material que você possui em sua casa e certifique-se se é uma instituição séria e que saiba o que fazer com seu lixo.
VOCÊ SABIA?
 Que no dia 5 de Agosto de 2010 foi aprovada a Lei Federal nº 12.305 referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, que obriga a dar-se destinação adequada para os resíduos eletroeletrônicos.



OS APARELHOS QUE SÃO DITOS LIXOS ELETRÔNICOS SÃO:
* computadores de todos os tipos e modelos, operacionais ou não, completos ou incompletos e seus componentes como:
Processadores;
o HD;
o Fonte;
o Placas em geral;
o Gabinetes;
o Drives;
o Etc.
* Placas Eletrônicas de computadores, centrais telefônicas, celulares, automotivas e aparelhos eletrônicos;
* Drives de computadores.
* Aparelhos Celulares.
* Pilhas
 RECOLHEMOS EM SUA RESIDÊNCIA OU ESTABELECIMENTO TODO MATERIAL DE LIXO ELETRÔNICO OU DIGITAL SEM CUSTO ALGUM.
TELEFONES: (85) 3284.6704 / 8723.8202 / 9601.9061.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

DESCARTE DE ÓLEO CORRETO.


Apenas um litro de óleo doméstico, descartado no ralo, consegue contaminar 1 milhão de litros de água… Imagine então em uma cozinha industrial, com uma alta produção de refeições o tempo todo, servindo massas, molhos, carnes, batatas, guarnições, todo o tipo de preparação que necessitam de óleo nas panelas. Não estou falando somente do óleo usado nas frituras, mas todo e qualquer óleo que sobram nas panelas, nos talheres, que também são lavados e enxaguados em água corrente e o óleo que fica nesses utensílios, vai também para o ralo. Em cozinha industrial, não são quatro talheres a serem lavados, mas mais de 100, todos os dias!
A quantidade de água para diluir este óleo seria suficiente para o consumo – banho e comida – de uma pessoa por 40 anos. 40 anos!


Encaminhar corretamente o óleo de cozinha evita o desperdício de água e o uso de substâncias químicas. (
Quando o óleo é descartado de forma incorreta provoca entupimento e algumas vezes chega a romper redes de coleta, o que exige uso de substâncias químicas altamente tóxicas para conseguir desentupi-las. Chefes mais conscientes conseguem evitar isso com gestos simples. Óleos usados podem ser fornecidos para Ongs, que ensinam pessoas a fazer o sabão com o ingrediente reciclado, que pode ser vendido para as comunidades.
E o óleo que fica nas panelas, fritadeiras, pratos, papeis toalha podem ser retirados com os mesmos papeis toalha e não serem jogados nos lixos, não é? Podem ser separados e também levados para estas ONGs que com certeza vão ter um destino melhor para eles.
Pense nisto. O óleo não é só de fritura!
TELE COLETA 
(085) 3284,6704 OU 8723,8202


sábado, 13 de julho de 2013

EXCLUSÃO SOCIAL





A luta contra a pobreza e a Exclusão Social, insalubridade no ambiente urbano vem desde a Revolução Industrial no século XVIII. A indústria com advento da máquina a vapor gerou uma corrida desenfreada para produzir cada vez mais. Gerando grandes problemas sociais. A humanidade até os dias hoje, tenta se adequar contra estes problemas, as grandes capitais do mundo, diariamente são amarrotadas por milhares imigrantes que saem dos seus países, seus estados para tentarem uma vida melhor e prospera. Mas quando chegam aos grandes centros se deparam com uma triste realidade, que não era nada daquilo que pensavam. Muitas dessas pessoas vão parar embaixo de viadutos, outras em loteamentos clandestinos, onde se formará mais favelas, sem infra-estrutura: sem saneamento básico, sem moradias dignas e seguras, falta de segurança, educação e lazer. A falta de instrução, qualificação da mão de obra, é mais um agravante, para exclusão deste individuo, haja vista, que o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, e muito exigente. Sem oportunidades milhares de pessoas no Brasil a fora começa a trabalhar informalmente pelas ruas das grandes cidades é fácil notar carroças cheias de papelão, latas de alumínio, ferros que essas pessoas catam e vendem para sucateiros, ferro velhos. Há uma variedades de tipos de catadores por esse país, um dos mais sofridos são os catadores de rua que já amanhecem o dia nas calçadas, esperando que se tenha um pouco de sorte naquele dia, que apanhe mais e mais materiais recicláveis,sempre com roupas sujas e na maioria das vezes rasgadas, no sol e muitas vezes descalços, trabalham para sustentar suas famílias, muitas vezes é dali que eles tiram o seu sustento e na maioria da vezes o que conseguem só mesmo o alimento básico para não passarem fome e as vezes nem isso, é muito triste ver que isso faz parte do nosso dia-a-dia.Outro tipo de catador que se expõe a vários tipos de doenças é o catador dos lixões onde diversos caminhões despejam todo tipo de material em um lugar ermo e esse local passa a ser para eles o seu local de trabalho, onde ali eles estão expostos a vários tipos de doenças, tanto por estarem expostos ao sol como estarem no meio dos lixões sem nenhuma higiene, em condições precárias,muitos deles tiram dali mesmo o seu alimento, como furtas e outros alimentos que vieram dentro dos caminhões misturados com os outros tipos de lixo.
SERÁ QUE ALGUM DIA VAMOS ACORDAR E VER A VIDA COMO ELA É?
  


TELEFONES: 3284.6704/8723.8202/9601.9061

quinta-feira, 6 de junho de 2013

destino correto de lixo eletrônico em Caucaia






OLÁ, MEU NOME É JOÃO PAULO, sou presidente do instituto ambrasus nossa missão encorpora atitudes sustentável no dia dia das pessoas nos ambientes urbanos levando em formação paras empresas,escolas ,residencias.
 Assim criando um vinculo com com sociedade que pretende melhora a qualidade de vida que está tão preocupado com ambiente urbano com tanto lixos nas ruas da cidade,as pessoas não sabem para onde mandar.

O programa foi criado em 2011,Além de equipamentos usados em informática, também são recolhidos resíduos eletrônicos, de forma a evitar danos ao meio ambiente. "A ideia surgiu a partir da necessidade de criar um destino para o lixo eletrônico na cidade e na região”,o projeto aceita doações de toda FORTALEZA  e demais localidade e damos o destino correto a tudo. “A cooperativa trabalha na recuperação dos materiais, e o que não é reutilizado é encaminhado para a reciclagem, onde acontece a separação entre plástico e metais”.


O projeto observa que as empresas que produzem ou comercializam produtos eletro/eletrônicos são responsáveis pela logística reversa para todos os resíduos perigosos à saúde e meio ambiente. Objetivo é incentivar a reciclagem, reutilização dos componentes descartados e neutralizar os componentes tecnológicos que contenham resíduos perigosos conforme os princípios da legislação ambiental vigente.
É considerado lixo tecnológico componentes periféricos de computadores, monitores e televisores que contenham tubos de raio catódicos, lâmpadas de mercúrio e todos os componentes de equipamentos eletroeletrônico e de uso pessoal que contenham metais pesados e outras substâncias tóxicas.












BASTA UMA ATITUDE,SOMENTE LIGAR PARA NÚMEROS.
 (085) WHATSAPP 9 8723.8202 ou 9601,9061 CONTAMOS COM SUA COLABORAÇÃO.  

Ambiente Brasil Sustentável | Wix.com







quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dicas sustentável cuidando do planeta






53 Dicas para economizar energia e cuidar do planeta
Mude o Mundo *
1. Tampe suas panelas enquanto cozinha
Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.
2. Use uma garrafa térmica com água gelada
Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo de água.
3. Aprenda a cozinhar em panela de pressão
Acredite! Dá para cozinhar tudo em panela de pressão: feijão, arroz, macarrão, carne, peixe e etc. Muito mais rápido e economizando até 70% de gás.
4. Cozinhe com fogo mínimo
Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.
5. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes 
Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc.
6. Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? É metano, um gás inflamável, poluente, e megafedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1 kg de carne vermelha é necessário 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.
7. Não troque o seu celular
Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer zé mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício. Se for trocá-la e descartá-la encaminhe-a para postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas consomem vários derivados de petróleo na produção de suas peças, assim como os metais pesados usados na construção de suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.
8. Compre um ventilador de teto
Nem sempre faz calor suficiente para ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.
9. Use somente pilhas e baterias recarregáveis
É certo que são caras, mas em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
10. Limpe ou troque os filtros do seu ar condicionado
Um ar condicionado sujo representa 158 kg de gás carbônico a mais na atmosfera/ano.
11. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você evitará 136 kg de gás carbônico a mais na atmosfera/ano.
12. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).
13. Não deixe seus aparelhos em standby
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
14. Mude sua geladeira ou freezer de lugar
Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles, nem pensar!
15. Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias
O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.
16. Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
17. Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar após limpas
As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.
18. Tome banho de chuveiro
E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.
19. Use menos água quente
Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.
20. Pendure ao invés de usar a secadora
Você pode evitar mais de 317 kg de gás carbônico a mais na atmosfera por ano, se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
21. Nunca é demais lembrar: recicle
Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
22. Faça compostagem
Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.
23. Reduza o uso de embalagens
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.
24. Compre papel reciclado
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.
25. Utilize uma sacola de pano para as compras
Sacolinhas plásticas descartáveis são grandes inimigas do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou de pano.
26. Plante uma árvore
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.
27. Compre alimentos produzidos na sua região
Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
28. Compre alimentos frescos ao invés de congelados
Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida e conservada. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.
29. Compre orgânicos
Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros, pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usarem agrotóxicos, os orgânicos respeitam o solo, as águas, os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de kg de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.
30. Ande menos de carro
Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo como a bicicleta ou a pé. Se você deixar o carro em casa 2 vezes/semana, deixará de emitir 700 kg de poluentes na atmosfera/ano.
31. Não deixe o bagageiro vazio em cima do carro
Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.
32. Mantenha seu carro regulado
Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.
33. Lave o carro a seco
Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros/lavagem. Procure informações no seu posto de gasolina ou no estacionamento de alguns shoppings.
34. Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente
Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficarem parados nos congestionamentos.
35. Use o telefone ou a Internet
A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de estresse, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera da sua poluição.
36. Voe menos, reúna-se por videoconferência
Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença significativa para a atmosfera.
37. Economize CDs e DVDs
CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.
38. Proteja as florestas
Por anos os ambientalistas foram vistos como "eco-chatos". Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.
39. Considere o impacto de seus investimentos
O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.
40. Informe-se sobre a política ambiental das empresas que você contrata
Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim?
41. Desligue o computador
Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.
42. Considere trocar seu monitor
O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe para instituições como oComitê para a Democratização da Informática.
43. No escritório, desligue o ar condicionado 1 hora antes do final do expediente
Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.
44. Não permita que as crianças brinquem com água
Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.
45. No hotel, economize toalhas e lençóis
Você precisa de uma toalha nova todo dia? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não trocar as toalhas diariamente, justamente para economizar água e energia. Trocar a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençóis.
46. Participe de ações virtuais
A Internet é uma ferramenta poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!
47. Instale uma válvula inteligente na sua descarga
Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário: maior volume de água para fezes e menor volume para urina.
48. Não peça comida para viagem
Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.
49. Regue as plantas à noite
Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.
50. Freqüente restaurantes naturalistas e orgânicos
Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.
51. Vá de escada
Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza a energia elétrica dos elevadores.
52. Faça sua voz ser ouvida pelos seus representantes
Use a Internet, cartas ou telefone para falar com os seus representantes em sua cidade, estado e país. Mobilize-se e certifique-se de que os seus interesses - e de todo o planeta - sejam atendidos.
53. Divulgue essa lista!
Envie essa lista por e-mail para seus amigos, divulgue o link do post no seu blog ou facebook, reproduza-a livremente, e, quando possível, cite a fonte. O Mude   o planeta também!


tel = 3284,6704 ou 8723,8202