sábado, 26 de outubro de 2013

PILHAS E BATERIAS: RISCOS Á SAÚDE.

Componentes das Pilhas e Baterias e seus Efeitos

As pilhas e baterias de celular são hoje um problema ambiental. Contendo resíduos perigosos e compostas de metais pesados altamente tóxicos e não-biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, depois de utilizadas, a maioria é jogada em lixos comuns e vai para aterros sanitários ou lixões a céu aberto.

A forma como são eliminados e o conseqüente vazamento de seus componentes tóxicos contaminam o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas. Através da cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos.

Cádmio é um dos metais mais tóxicos. A principal via de absorção é a inalação em meios industriais ricos em fumos e poeiras de cádmio. Uma simples exposição a elevadas concentrações de óxido de cádmio pode causar graves irritações pulmonares ou mesmo a morte.

Chumbo é um dos mais perigosos metais tóxicos pela quantidade e severidade dos seus efeitos. É classicamente uma toxina crônica, sendo observados poucos efeitos após uma exposição aguda a níveis relativamente baixos. Pode ter efeitos no sangue, medula óssea, sistema nervoso central e periférico e rins, resultando em anemia, encefalopatia, cólicas abdominais e insuficiência renal; é tóxico para a reprodução e desenvolvimento humanos.

Mercúrio À medida que ele passa ao sangue, liga-se as proteínas do plasma e nos eritrócitos distribuindo-se pelos tecidos concentrando-se nos rins, fígado e sangue, medula óssea, parede intestinal, parte superior dos aparelhos respiratório mucosa bucal,
glândulas salivares, cérebro, ossos e pulmões. È um tóxico celular geral, provocando desintegração de tecidos. 

Os metais pesados contidos nas pilhas e baterias, quando absorvidos, são de difícil eliminação pelo organismo, podendo causar diversos efeitos nocivos ao ser humano, tais como: alergias de pele e respiratórias; náuseas e vômitos; diarréias; diminuição do apetite e do peso; dores de estômago e gosto metálico na boca; instabilidade, com distúrbio do sono; inibição das células de defesa do organismo e bronquite. Pode inclusive causar danos ao sistema nervoso, edemas pulmonares, osteoporose e alguns tipos de câncer.
portanto, não custa nada você doar para que ela possa ser reciclada, assim estará ajudando não só ao meio ambiente mais também a si próprio... DOE...

TELEFONES: (85) 3284.6704/8723.8202/9601.9061
Ambiente Brasil Sustentável | Wix.com



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Descarte consciente de lixo eletrônico em Fortaleza

PARCERIA

Firmamos uma parceria com um grupo de jovens e professores da Escola Paulo Sarasate, em Canindé-CE.Eles tem um projeto conscientizador dos riscos que o lixo eletrônico trás se não for dado destino correto para esses materiais, bem como, fazem de sua escola um posto e coleta de lixo eletrônico ,conscientizando a comunidade a deixar seu lixo eletrônico na escola para que possa ser doado para a AMBRASUS e dessa forma fazermos a destinação correta através da Logística Reversa.



A AMBRASUS, vai até Canindé-CE recolher os materiais e aqui em Fortaleza-CE, tria, separa as peças que possam ser reutilizadas e as que não funcionam mais, enviamos para seus fabricantes através da Logística Reversa, exportamos também para o Chile e para Bolívia.


O propósito de iniciarmos esta parceria é fazer com que as pessoas pensem no que estão fazendo para ajudar o meio ambiente e também para que possam se conscientizar de suas atitudes prejudiciais ao nosso planeta.





Ambiente Brasil Sustentável | Wix.com

TELE-COLETA: (85) 3284.6704/8723.8202/9601.9061














segunda-feira, 7 de outubro de 2013

como separar o lixo!

Como separar o lixo e onde colocá-lo

A reciclagem é algo relativamente novo, principalmente, no Brasil. Assim, é sempre bom entender e verificar qual a melhor forma de reciclar. O ideal é você ter em casa o cesto de reciclagem que normalmente tem as cores específicas para cada tipo de material.

As cores são:
  • Azul para papel
  • Vermelho para plásticos
  • Amarelo para metais
  • Verde para vidro

Aparentemente, essas cores podem resolver o problema, mas apenas em parte. Nem todo papel ou plástico, por exemplo, pode ir para a reciclagem. Vamos detalhar então o nosso lixo.

PAPEL

Com relação aos papéis, são recicláveis jornais, revistas, cartões, envelopes, folhas de caderno, papéis de computador, embalagens de ovo, papelão e caixas. Em todos esses casos, o processo de reciclagem é possível.

Já fotografias, papéis metalizados, plastificados, carbonados, papéis de fax, papéis com cola como as fitas adesivas têm limitações no processo de reciclagem. Além disso, os sujos como guardanapos ou papéis higiênicos devem ir para os aterros sanitários junto com o lixo orgânico.

PLÁSTICO 

Com relação aos plásticos, são recicláveis garrafas de refrigerante, copinhos e saquinhos plásticos, frascos de shampoo e detergente, embalagens de margarina e material de limpeza, canos, brinquedos sem partes metálicas e tubos. Cabos de panela, tomadas e produtos de acrílico em geral não têm processo para reciclagem.

METAL

Entre os metais, são recicláveis latinhas de aço (como as de óleo de cozinha), latinhas de alumínio, panelas, pregos, fios, arames, sucatas de automóveis. Há limitações no caso de clips, grampos, esponjas de aço, latas de tinta ou com materiais tóxicos como gasolina.

VIDRO

Quanto aos vidros, as garrafas, copos, potes, frascos e cacos vão para o lixo reciclável. Já espelhos, fibras de vidro, lâmina, porcelana, cerâmica, tubos de TV, vidro temperado (como os pratos duralex) e ampolas de remédio não podem ser reciclados..

Há também outros materiais que não são recicláveis como os tocos de cigarros ou o isopor. Já as caixas tetrapack, ou longa vida, podem ser jogadas nos cestos para reciclagem de papel, apesar de ter um processo separado. 



TELEFONES: (85) 3284.6704/8723.8202/9601.9061

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

AÇÕES SUSTENTÁVEIS


Ações Sustentáveis podem salvar o planeta e melhorar a qualidade de vida desta e das futuras gerações.
O resultado do acúmulo de décadas de despejo de lixo e substâncias tóxicas no meio ambiente começa a ser sentindo pelo ser humano. O excesso de CO2 (monóxido de Carbono) na atmosfera, produzido por indústrias e automóveis, a degradação de mananciais e nascentes de rios, a destruição das florestas com a finalidade de extração da madeira ou mesmo para usar o solo como pastagem vem alterando o clima do planeta. Especialistas apontam que esse ciclo de elevação das temperaturas no globo pode levar ao fim da vida na Terra.
O debate sobre como mudar esse quadro gira em torno do conceito de sustentabilidade, ou seja, ações que atendem às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades, cuidando dos aspectos ambientais, sociais e econômicos.
“Somos acostumados a ver filmes que apostam na degradação, mas há pessoas que querem colocar um freio em todos esses abusos contra a natureza. O planeta tem essa característica de se renovar e nós temos que contribuir para isso. Eu não sou fatalista. Acredito que ainda conseguimos reverter este quadro”, enfatizou o coordenador de Núcleo de Formação Cidadã da AMBRASUS de FORTALEZA, presidente, João paulo Brasil.
   Desenvolve em seu Centro uma estrutura de recipientes especialmente reservados para a separação de lixo seco e lixo orgânico. Na área da educação, oferece o  Gestão Ambiental, com foco voltado para a substituição de tecnologias por processos que agridam menos a natureza, conservação e proteção dos recursos naturais.













TELEFONES PARA INFORMAÇÃO OU PARA AGENDAR COLETA: (85) 3284.6704/8723.8202/9601.9061