Consumo Consciente – Água
A maior parte da água doce existente no mundo, está concentrada em apenas 19 países. E o Brasil é uma das nações privilegiadas, pois possui 13,7% da água doce do planeta, embora sofra com o problema de concentração dos mananciais: 70% do recurso está na região Norte. O consumo de água em nosso país divide-se da seguinte forma: 59% destinados à agricultura, 22% em uso doméstico e 19% em uso industrial. No item que está ligado diretamente a nós consumidores, o uso doméstico, boa parte do desperdício, em nosso país, concentra-se nos vazamentos escondidos, descargas solta ou antigas e na falta de racionalização do uso. Já a poluição ambiental é um dos principais fatores que colaboram com a degradação dos recursos hídricos no Brasil.
Desafios
O adensamento populacional aliado à ocupação desordenada faz com que o serviço de distribuição de água potável torne-se uma tarefa desafiadora para o poder publico nas grandes cidades do Brasil. Além disso, o problema no processo de urbanização reflete-se diretamente na qualidade da água dos
mananciais que abastecem as cidades. Ou seja, além do tratamento de água, torna-se fundamental o desenvolvimento de novas técnicas de captura da água bruta e um intenso programa social de conscientização ambiental da população. A estimativa das Nações Unidas é que até 2015, pelo menos 11% da população mundial, o equivalente a 783 milhões de pessoas, continuaram carentes de
água potável. De acordo com os dados, 1,1 bilhão de pessoas continua sem redes de esgoto, e cerca de 4 mil crianças morrem diariamente por doenças diarréicas associadas à falta de qualidade da água.
Diante disso, é mais do que fundamental reduzir o consumo de água. A ideia não é deixar de usar a água, mas sim ter consciência de que é importante poupá-la. Para tanto, é preciso adotar soluções para um consumo consciente, como o reuso de água, fundamental para minimizar a utilização deste recurso e ainda economizar na conta de água. A captação de água das chuvas, por exemplo, pode também trazer forte impacto positivo, econômico, ambiental e até auxiliar na prevenção de enchentes.
Várias soluções podem ser feitas em sua própria casa, de forma bem simples.
Confira:
O que você pode fazer para contribuir com a preservação:
No banheiro
Prefira torneiras únicas - Quem utiliza torneiras com medição individual para
água quente e fria sabe quanta água é gasta até se chegar à temperatura ideal.
Por isso, prefira as torneiras com saída única de água. Dessa forma, seja no
chuveiro ou na pia, a água já cairá misturada e você poderá acertar a
temperatura mais facilmente, contribuindo com a economia de água.
Faça xixi no banho – Isso pode soar bastante estranho, mas ao fazer xixi
durante o banho é possível economizar uma descarga, o que representa 12
litros de água potável que deixam de ser usados. Os dados são de uma
campanha da fundação SOS Mata Atlântica. Eles defendem o hábito como
uma forma de contribuir com a conscientização popular sobre o desperdício da
água e com isso degradar menos a natureza, preservar os recursos naturais e
as nascentes dos rios. Portanto se você estiver tomando banho e bater aquela
vontade, pode fazer seu xixi tranquilamente. O meio ambiente agradece.