A Coleta Seletiva serve para organizar, de forma diferenciada, os resíduos sólidos que podem ser reciclados. Esta coleta pode ser feita por caminhões que passam semanalmente nas residências ou nos Postos de Entrega Voluntária (PEV) espalhados pela cidade.
Nesses pontos existem coletores com diferentes divisões, ou tambores coloridos para cada tipo de material de embalagem. É importante ressaltar que os materiais de embalagens devem ser limpos antes de colocados nos coletores ou tambores.
Os materiais coletados são enviados para Centrais de Triagem, onde são colocados em esteiras rolantes (como pode ser visto na figura abaixo a esquerda) para serem separados de acordo com o tipo de material. Depois de separados, os materiais são compactados, amarrados em fardos (figura a direita) e vendidos para as fábricas de reciclagem.
A reciclagem é um meio de sobrevivência para muitas pessoas, que não tem uma oportunidade de trabalho ou enxergou nela uma segunda opção para ganhar dinheiro. O trabalho de um carroceiro, não é nada fácil. Diariamente estão expostos a humilhação por uma sociedade que não entende o quão importante é o seu trabalho, e por isso, são invisíveis aos nossos olho
Há pessoas que não entendem o sistema de coleta quando vê o veículo recolhendo o reciclável e jogando tudo junto em um mesmo caminhão. Na verdade, essa ‘mistura’ não gera prejuízo, porque todo o material é levado para a Central de Triagem e, lá, devidamente separado por tipo (metal, vidro, papel, plástico, etc). O que não pode acontecer é misturar lixo orgânico, não reciclável, com aquele que pode ser reaproveitado. Isso sim geral prejuízos para quem hoje vive do processo de reciclagem
COLETA SELETIVA DE MATERIAL RECICLAVES TELE COLETA
(085) WHATESPP 9,8723,8202 OU 9601,9061
Nenhum comentário:
Postar um comentário