domingo, 29 de maio de 2011

METAS: FRUTAS POR RECICLÁVEIS! (1 ANO E MEIO)

O meu sonho é conscientizar a comunidade em volta do projeto sobre as pessoas carentes, no intuito de trocar o lio que "não é lixo" por frutas que venha a incrementar de pessoas que vivem em situações difíceis econômicamente e que estão fora das pessoas que tem uma alimentação saudável a base de uma dieta que venha pecisar no organismo. Estou querendo muito, mas muito mesmo ajudar, todo um projeto está bem bem organizado por mim e, quermos atingir objetivos com isso, o de ajudar com intuito de termos que olhar em volta e termos do que nos orgulhar sabendo que ajudamos a transformar a dura vida de pessoas que não podiam ter algumas oportunidades e hoje tem chance de desenvolver abilidades para seu póprio progresso pessoal como pessoas, seres humanos. Voltando a nossa meta, pensamos em reciclar e queremos muito que eletrodomésticos, ou seja, lixo eletrônico que tem defeitos e que não vale a pena consertar junto com material como papel, plástico etc. junto metais como cobre, ferro, alumínio etc. sejam trocados por frutas. Por isso é importante as pessoas cooperarem para que isso rapidamente venha a se concretizar. Passe essa mensagem adiante. 
RECICLAR É SINÔNIMO DE DAR VALOR A VIDA!

META: VISÃO DE FUTURO AO DECORRER DE UM ANO!



A nossa primeira meta para o nosso projeto é educação, conscientização e coleta seletiva. Educação para a reciclagem e a manutenção do meio ambiente como um todo.A educação seria para reaproveitar o lixo que "não é lixo". Isso seria com a ajuda de escola que irão participar também desse projeto.
A conscientização, desde que comecei a campanha e o projeto aqui, não houve cooperação, e isso atrapalhou de certo modo a idéia de ajudar e começar a desenvolver mais a fundo no começo. Esse trabalho tem um respaldo muito grande, apesar de jovem, nós estamos crescendo com alguns apoios importantes, porém, não é o suficiente se as pessoas não mudarem a mentalidade. A mentalidade deve ser de  colaborar para mudar esse momento que sofremos com grandes catastrófes naturais que tem comomresponsável o desrespeito com o meio ambiente, sem mencionar que a realidade também pé de uma sociedade que exclui uma grande maioria que não pode consumir e que acabam tendo eus direitos como dignidade e vida retirados perante a lei. As pessoas que vivem em situações que passam a viver na rua. E o terceiro nos leva as pessoas que trabalham com  recolhimento de lixo, ou seja, a coleta seletiva.
Os catadores de lixo é visto pelas pessoas como alguém sem dignidade, ou seja, exista um certo esteriótipo, mas não é esse marca que eles deveriam levar se eles trabalhassem para um orgão que desse assistência adequada e organizasse essa profissão com um uniforme e carrinhos próprios para tal finalidade, que é ajudar recislagem. Eles não devem ser banidos, mas sim reeducados dentro do projeto, no intuito de gerar sua própria dignidade para não serem marcados com exclusão, acabar de vez com preconceitos e esteriótipos que acabam sendo uma faceta de pessoas ignorantes. Existe dignidade desde que a profissão seja respeitada e reconhecida como um bem do meio ambiente. Em Curitiba, eles ajudaram através de projetos sociais situações de moradores de ruas, as organizações não deram assistência no sentido de aumentar o ócio, porém, de dar ferramentas que puderam transformar a vida deles através do trabalho e da mão de obra que vai ajudar o mundo em que vivemos. Sem contar que muitos catadores de lixo são crianças que vão em busca de materiais que vendem para sustentar a família, nossa idéia tirará elas das ruas e dará assistência a esses menores que podem, por falta de estrutura familiar, adentrar no mundo das drogas. É por isso que devemos deixar a demagogia e pôr de vez em pauta e em prátuca esse projeto com colaborações de todos os cidadãos que podem ajudar.
O mundo está em nossas mãos.

O início desse projeto vem em busca de conscientizar as empresas a fazerem parte também  participar da coleta seletiva no intuito que possa somar junto com os que já estão participando para cada vez mais gerar empregos e colaborar com todo a educação e conscientização ambiental que estamos fazendo para jovens e catadores de lixo. Não basta só criticarmos e esperarmos ajuda de orgãos públicos se não fizermos nossa parte e cooperar que a realidade pode sim mudar. Basta unirmos, parcerias são fortes e mudam qualquer relidade, inclusive, as mais tristes. Colabore com nosso projeto através desse blog, basta cadastra-se em contato. Passe a mensagem adiante.
RECICLAR É SINÔNIMO DE DAR VALOR A VIDA!!!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Novo Código Florestal!!!

Esta é a logo de um movimento que está se espalhando nas redes sociais.
Essa postagem é para apoiar o veto ao novo código florestal brasileiro. Como este é um blog que trata sobre o meio ambiente, então procuramos apoiar tal acontecimento que está movimentando sites de relacionamentos e procurar buscar soluções melhores para este momento em que a política busca outros interesses que não visam a melhoria da área verde de nosso país, mas de enriquecer. Quando falamos do que está acontecendo, devemos pensar que as autoridades tem interesses com pessoas que sustentam um sistema que visa lucros, não visa melhoria de vida, principalmente com a mudança da lei de preservação do meio ambiente brasileiro, que terá leis que visam anistiar pessoas que não tem preocupação com as consequencias do desmatamento das áreas ambientais e, por isso, destrói sem ao menos ter noção da punição diante das leis do país. Só para se ter uma idéia, quem perde com toda essa mudança em nossa legislação somos nós cidadãos brasileiros. Já pensaram o que acontecerá se essa lei não for vetada?
Veja o que ocorre com essa mudança no vídeo abaixo: 





Com a decisão tomada no congresso, facilitará para que nosso planeta emita mais gases do efeito estufa contribuindo mais para o aquecimento global. Tudo isso gerará desequilíbrios ecológico, mas quais seriam esses desequilíbrios? A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico e o desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas. Coisas que serão facilitadas com a nova lei do código florestal de nosso país e como os homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies, caso elas sejam encontradas apenas naquela área. Com a diminuição das cobras, pode também aumentar o número de roedores (ratos, por exemplo) que podem invadir áreas residenciais próximas em busca de alimentos.

Que possamos fazer algo para que isso não aconteça realmente, nós temos uma natureza vasta que não queremos que acabe escasso. Não custa nada fazermos coisas boas para o nosso meio ambiente, salvarmos é um dever de todos que pretendem aproveitar melhor ela, sem destruí-la, sem retirar mais do que o necessário.
Deixe seu comentário aqui com sua opinião sobre o assunto. Passe adiante esta mensagem!!!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cidade Limpa é Cidade Sem Drogas!

Diga não à elas!!!!

Os problemas causados pelo uso de drogas estão entre as ameaças mais devastadoras da vida moderna. A prevenção destas ameaças exige esforços enormes das autoridades governamentais, ampla educação, campanhas de conscientização,e participação ativa da comunidade.
E com o Centro de Capacitação De Todos Para Todos, faremos trabalhos de limpeza da cidade de Fortaleza com relação as drogas ilícitas, e a de todo o nosso planeta, com respeito a isso também, pois ajudaremos a jovens a não se aproximarem desse risco que destrói uma família e, consequentemente, uma sociedade em si. O trabalho que queremos fazer é de inclusão social e ambiental, com isso acreditamos que podemos dificultar o acesso a drogas entre os adolescentes. Com a Coleta Seletiva desenvolvemos também esse trabalho que estamos fazendo e que tende a crescer e ampliar ainda a transformação da sociedade de cada pessoa que participa de nosso projeto. 
Será através da nossa concepção e organização que muitas pessoas conseguirão se integrar e interagir com um mundo diferente, conseguindo ter uma visão maior de mundo.

Podemos tirar tudo isso das vidas dos jovens através da cooperação.
                              

Quem escolhe o próprio caminho é a pessoa, e não as drogas, mas muitas vezes pessoas erradas nos fazem tomar decisões que nos levam a esse caminho tido como "sem volta". O Centro de Capacitação De Todos Para Todos ajudará os jovens a tomarem o rumo certo, o que mudarão as vidas deles para para sempre e, assim, poderão ter progresso a se capacitarem o ajudarem o meio ambiente da degradação que vem sofrendo pelo ser humano que retira seus recursos de forma a pensar apenas no "hoje" e esquecendo que essses recursos estarão escasso um dia. Temos hoje apoio, mas não o suficiente, cada pessoa deve fazer sua parte. Essa é uma mensagem que deve ser passada adiante, não queremos nossas crianças e adultos marginalizados pelas drogas e mais lares destruídos. Visamos um ambiente saudável para todos os cidadãos. 
Entre em contato conosco e ajude e colabore com esse projeto e com a Coleta Seletiva por meio do contato. Colabore com esse trabalho sério.

domingo, 22 de maio de 2011

O Dia da Doação do Ponto do Orvalho.

Eu no Ponto de Orvalho na rua Guilherme Rocha.




No dia em que buscamos as doações fizemos a questão de registrar. Gostaria de dizer que essa empresa Ponto do Orvalho está acreditando em nosso projeto. Afirmamos uma coleta seletiva de materiais que inclui não só eletrodomésticos, mas também materiais que seriam jogados em nosso meio ambiente, como o lixo biodegradável, ou seja, materiais de escritório, para ser reciclado e não mais poluir o meio ambinete.


Gostaríamos de agradecer o Ponto do Orvalho e qualquer outra pessoa que possa contribuir com o projeto De Todos Para Todos. A cada um dia da semana estaremos fazendo a Coleta Seletiva no centro de Fortaleza, estaremos esprando a contribuição de quem queira ajudar a realmente mudarmos uma triste realidade que vivemos.

 A arrecadação será toda segunda feira, em horário comercial próximo a rua Guilherme, e ciom isso buscamos fixar mais a coleta seletiva que pode ser feita também através desse blog pelo contato. Você digita seus dados e iremos buscar sua doação. O nosso projeto está ganhando força, e com a ajuda do Ponto do Orvalho nos motiva ainda mais para continuarmos na luta por esse trabalho maravilhoso e sério, que quer reciclar também nossa sociedade e transformá-la em um lugar mais limpor e mais justo.
Esse vai dar certo e vai mudar transformar a vida das pessoas, acredito nisso!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Solidariedade em Peso!

Rua Guilherme Rocha, 921 - Centro
Fortaleza - CE, 60030-141
(0xx)85 3066-9000
Hoje começou a funcionar as oficinas de reaproveitamento dos materiais do lixo eletrônico. A Brastemp/Cônsul me ligou, e demonstrando solidariedade e acreditando no projeto, doou eletrodoméstidos como:  máquinas de lavar, microondas, geladeiras, etc. Materiais que foram esquecidos por seus donos que não aproveitaram, o Ponto de Orvalho, da rua Guilherme Rocha, doou acreditando que o trabalho é proveitoso e que pode fazer a diferença para melhorar na inclusão de pessoas de baixa renda poderem possuir tais eletrodomésticos. Algo que era só para as elites, agora podem ser utilizados por pessoas que são de uma forma uma "minoria majoritária", podendo assim possuir um eletrodoméstico que não poderia possuir por ser acessível para poucos. Esse trabalho é sério. Nós fotografamos o momento e colocaremos as fotos nas postagens seguintes, neste blog. Entrem e comentem e colaborem com o nosso trabalho. Divulgue e passe a mensagem adiante para crescermos fazermos do lugar em que vivemos um lugar mais digno para todos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Centro de Capacitação De Todos Para Todos

Antes de jogar fora seus aparelhos elétricos e eletrodoméstico, ou seja, com tv, geladeiras,ar-condicionado, máquina de lavar, rádios e materiais como ferro, cobre, alumínio e entre outros como papéis, papelão, plásticos em geral como garrfas PETs e também vidros e todo o resto de material que possa ser reaproaveitado para reciclarmos. Vamos todos refletir sobre o destino que eles tomarão. Dessa forma, você tem que pensar como não sujar a natureza e incentivar os trabalhos sociais, a reciclagem e a reutilização dos objetos. Imagine quantas coisas pode sair do lixo e se tornar um produto novinho em folha deixando de poluir o todo o nosso meio ambiente, para ser tonar útil para alguém? Lembre-se que você tem para quem doar os aparelhos que não são mais úteis para você. E lembre-se que doá-lo pode ser a melhor alternativa, pois esse é o desafio:  educar alunos, empresários e toda a sociedade organizada sobre o que antes era lixo, por meio da educação ambiental ,transformamos em oportunidade de negócio, geração de trabalho e renda para pessoas que passam a ter possibilidades de exercer plena cidadania.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Campanha: Lixo Eletrônico!

Imagem da campanha "Lixo Eletrônico"
A ERA DA TECNOLOGIA reduziu distâncias e aumentou a eficiência das empresas, mas não reduziu dois principais problemas do mundo moderno: o consumo de recursos naturais e a produção de resíduos. De acordo com um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), a fabricação de um computador consome 1,8 tonelada de matéria-prima (incluídos os 1,5 mil litros de água gastos na produção de microchips). Um automóvel, por exemplo, exige “apenas” duas vezes o seu peso em insumos até a saída da linha de montagem.O lixo eletrônico, termo que inclui resíduos relacionados a celulares, impressoras, televisores, refrigeradores e outros aparelhos, cresce em mais de 40 milhões de toneladas anuais em todo o mundo. Toxinas são emitidas quando esse tipo de lixo é queimado de forma indevida por sucateiros em busca de componentes valiosos como cobre e ouro. Por isto  nesse momento com tudo isto me vem a preocupação de como fazer para não ser emitido esses resíduos no ambiente, daí sai a idéia e o intuito de criar o centro de capacitação De Todos Para Todos para dar um fim final da matéria prima, fazendo o velho transformar-se em novo novamente. Com isto proporcionando para pessoas a acessibilidade a este material àqueles que  não tem condições de comprar nas lojas . O centro de capacitação De Todos Para Todos vem para dar oportunidade gerando um micro empreendedor nas áreas (Iformática, eletro-doméstico, refrigeração, tv reciclada), o principal é retirar os catadores das ruas e incluir dentro do projeto para que essa idéia esse projeto venha dar fruto.

Precisamos da sua colaboração doando itens eletrônicos que não usa mais e que iria para o lixo electrônico e materiais de reciclagem como PAPEL, REVISTA, JORNAL, FERRO, GARRAFA PET e LATAs DE REFRIGENTE . Mande suas informações através de "Contato" que iremos pegar. Ajude o projeto.    

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Luz


Pense na possibilidade de substituir alguma lâmpada incandescente por fluorescente na sua casa. Uma única lâmpada de 100 w, por exemplo, oferece iluminação idêntica a duas lâmpadas de 60 w e economiza electricidade. Experimente usar lâmpadas incandescentes de maior rendimento do que as comuns – são as chamadas “longa vida”, que equivalem a seis lâmpadas comuns de 115 w ou duas de 200 w. Também estão disponíveis no mercado lâmpadas incandescente mais económicas, assim, pode substituir a lâmpada de 60 w por uma de 54 w e a de 100w por uma de 90 w. Troque as suas lâmpadas quando elas começarem a falhar. As lâmpadas rendem apenas 80% do fluxo inicial no fim da sua vida útil, gastando a mesma quantidade de energia. Tire o pó das lâmpadas. Por incrível que pareça, lâmpadas empoeiradas gastam mais energia. Da energia que uma lâmpada consome, apenas 10% se transforma em luz, o resto converte-se em calor. Por isso, aproveite mais a luz do sol para leituras e trabalhos – é de graça e não polui.

As Pilhas





  • As Pilhas




  • Procure usar cada vez menos aparelhos que necessitem de pilhas, opte por aparelhos que possam ser ligados à tomada (eléctricos) ou utilize pilhas recarregáveis, assim poupa muitas pilhas. Muitos equipamentos electrónicos que aparentemente só funcionam com pilhas, podem ser usados na electricidade, por meio de um conversor (informe-se nas lojas de material electrónico). Use calculadoras que se recarregam com energia solar. Para fazer a pilha render mais, deixe-a sempre na embalagem quando não estiver a usá-la; mantenha-a longe de outros equipamentos, caso contrário pode haver perda de energia. Pilhas grandes duram 32 vezes mais que as pilhas pequenas. Se puder, escolha produtos que utilizem as pilhas maiores. Evite comprar brinquedos movidos a pilha. Com a publicidade que é veiculada hoje em dia, principalmente na televisão, a criança costuma pedir ao pai que compre brinquedos electrónicos. Substitua-os por brinquedos que despertem mais a criatividade e que não sejam movidos a pilha.

    sexta-feira, 13 de maio de 2011

    O Projeto da Mudança!

    Manutenção em uma de nossas oficinas
    projeto que estou organizando não se limita a enfrentar os problemas concretos dos pobres, mas procura construir a solidariedade entre o Norte e o Sul do mundo e luta politicamente contra as causas da miséria. E estaremos fazendo arrecadação de itens que não são mais utilizados pelas pessoas para darmos uma manutenção e darmos a oportunidade de tornar acessível a pessoas carentes por um preço muito baixo e com muita qualidade. 
    Como ajudar: Doando tudo que ainda pode ser aproveitado (eletrodomésticos, eletrônicos, informática,  recicláveis, etc.). Os objetos serão recuperados e nossas oficinas, gerando ocupação e renda e prestando um serviço a comunidade. Tudo arrecadado será com o objetivo de: 1. remuneração dos que trabalharem; 2. trabalho social com escolas de capacitação e consciência ambiental, etc; 3. apoiar novos grupos, além de atender às necessidades emergenciais da comunidade.
    Apesar de estarmos só no início, a vontade supera limitações .

    • A arrecadação do lixo que não é lixo, como os eletrônicos (computador, microondas, geladeira, televisão, etc) para o Centro de Capacitação De Todos Para Todos acontecerá nos locais e horários:
    Av. Mozart Lucena 2791
    Bairro Quintino Cunha
    Telefone: 8723 8202 / 9601 9061 / 9189 5637 
    Logo estaremos com telefone residencial.
    E a arrecadação também pode acontecer através do blog. Em "Contatos" você deixa suas informações que iremos buscar. Contribua!
    Material recebido que será reaproveitado.
    Esses e outros materiais (foto) poderiam estar nos aterros ou nas encostas das avenidas e até em nosso mangue. Porém, nosso trabalho em reaproveitar todo esse materiais, ajuda a tratar o meio ambiente da gente e ao mesmo tempo dar acessibilidade a populaçã carente que estão envolvidos no projeto. Todos nós devemos fazer nossa parte. Colabore com o nosso projeto no intuito de capacitar jovens da comunidade para trabalhos nobres de educação ambiental. Sempre lembre que é fácil colaborar, pois só traz benefícios para todos e nenhum custo monetário. 

    Entre e comente no blog e deixe sua opinião sobre como ajudar mais ainda. Idéias são bem aceitas!!!!!

    segunda-feira, 9 de maio de 2011

    Limpeza Seletiva!!!

    Mangue totalmente poluído. Fortaleza-Ce. 
    Sabe-se que o lixo vem sendo um problema relevante para o meio ambiente, economia e a sociedade em todo o planeta. Ele é decorrência natural e óbvia do desenvolvimento da humanidade e do aumento populacional, que como consequência, resulta no volume cada vez dos resíduos sólidos, que acabam por se acumular na superfície terrestre. Esse acúmulo de resíduos gera grandes desafios ao orgãos público e a sociedade em geral quanto a forma de proceder quanto ao recolhimento e acondicionamento correto desses resíduos, de forma a não causar danos a população, tampouco ao meio ambiente. Afinal, o que é o lixo? A definição é de que, chamamos de lixo todo aquele resíduo que não nos serve mais jogamos fora. Os dicionários de nossa língua definem com sendo - inúteis e imprestáveis, velho e sem valor,aquilo que se varre para tornar limpo uma casa ou uma cidade; entulho, qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.

    Eu no seminário de Consciência Ambiental, em Curitiba-PR.
    Início do meu trabalho sobre meio ambiente.
     
    Mas podemos evitar se partilharmos a Coleta Seletiva que pode:
    - Poupar 15 mil árvores por mês;
    - Evitar também a extração de toneladas de lixo;
    - O lixo diário pode ser diminuído, assim como a concentração dele em nosso meio ambiente; 
    - Catadores serão beneficiados com o trabalho;
    - Desafio do programa Coleta Seletiva Lixo em Casa;
    - Ciclo do lixo eletrônico.

    Eu gostaria de deixar entendido que considero a reciclagem como um ato de viver o tempo para si e para os outros ao seu redor, convivendo com a natureza e a beleza para que possamos cada vez mais conscientizar de que sem ela não somos cuidadosos conosco, reciclar não é apenas catar latinhas ou outros materiais em ruas, mas sim proteger-nos de nossa própria devastação. 

    Reciclagem Solidária

    Parte de um mangue em Fortaleza-Ce

    Com o trabalho que venho realizando para cuidar do meio ambiente aqui em Fortaleza, criamos o aqui na capital o centro de capacitação De Todos Para Todos, que busca ajudar o ecossistema costeiro (foto acima) como mangues, praias e capacitar pessoas para reciclar, ou seja, capacitação de pessoas que queiram trabalhar nas áreas que identificamos como meios de ajudar o meio ambiente. Por exemplo, pegaremos materiais para reciclar como itens de:

    1 - Informática
    2 - Refrigeração
    3 - Eletrodomésticos 

    Neste momento contamos com sete sócio-colaboradores mais sócio-fundador.

    Lixo jogado pela população no mesmo mangue. Fortaleza-Ce


    Desafio: 
    O nosso desafio será o Programa de Coletiva Seletiva dos materias que utilizamos em casa que passarão por uma restauração de itens e, aqueles que não forem possíveis recuperarmos, irá ser reciclado.

    Saibamos que reciclar é sinônimo de dar valor à vida, com isto precisamos de colaboração de todos ou pode doar "lixo" que não é lixo e pode ser reaproveitado, ao invés de ser jogado em áreas ambientais.




    Energia nuclear

    Usina de energia nuclear
    Como este é um blog sobre o meio ambiente, eu não poderia de deixar de falar sobre um problema atual que é a energia nuclear. Essa que é uma energia limpa, mas muito perigosa. 
    Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida. Porém, quero deixar aqui as suas vantagens e desvantagens.

    Vantagens:
    A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilã no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas de nome como James E. Lovelock por não gerarem gases de efeito estufa. Estes ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global. Em comparação com a geração hidrelétrica, a geração a partir da energia nuclear apresenta a vantagem de não necessitar o alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios, evitando assim a perda de áreas de reservas naturais ou de terras agriculturáveis, bem como a remoção de comunidades inteiras das áreas que são alagadas. Outra vantagem da energia nuclear em relação à geração hidrelétrica é o fato de que a energia nuclear é imune à alterações climáticas futuras que porventura possam trazer alterações no regime de chuvas.

    Desvantagens:
    A geração de rejeito radioativo de usinas nucleares é normalmente baixa, mas representa um problema pois os elementos contidos no combustível queimado, pricipalmente os produtos de fissão, demoram um tempo muito longo para decairem em outros elementos e apresentam alta radioatividade, portanto é necessário que eles fiquem confinados em um depósito próprio onde não possa haver nem interferência humana externa nem interferência ambiental (já que a inteferência ambiental pode causar vazamentos e deslocamento dos elementos).

    Esse tipo de energia também é produzido no Brasil, que não chegou a ter um acidente com usinas, mas que chegou a ter um acidente com o césio na década de 1980 e que na Europa houve um acidente com o reator de uma das usinas de Chernobyl bem antes do que a de Goiás, mas que assustou os países que utilizavam energia nuclear na época. Assista o vídeo abaixo:

    Na minha humilde opinião, acredito que não estamos preparados para esse tipo de energia, penso que temos que buscar outras alternativas. 

    É esse texto que deixo como a opinião que tenho que devemos proteger onde vivemos, temos que cuidar do meio em que vivemos, cuidar para que possamos viver sem riscos que possam ameaçar o futuro de toda a nossa descendência!!!!

    sábado, 7 de maio de 2011

    Como posso ajudar?

                                         
    Confie naqueles que já tentaram:
    1ª Saiba o que é reciclagem, materiais recicláveis, benefícios, coleta seletiva de lixo, arte com plástico, vidro, papel e outros materiais do destino do lixo, preservação do meio ambiente e aspectos econômicos.

    2ª Educação e informação sobre os assuntos ambientais mais diversos, num enfoque proativo e que incentiva as pessoas a refletirem sobre os seus hábitos, e a agirem em prol da qualidade de vida....

    Reciclagem Solidária

    sexta-feira, 6 de maio de 2011

    Importância da Reciclagem

    Na postagem anterior que fiz, falei das dicas de reciclagem. Agora eu quero falar da importância que ele realmente tem no nosso planeta. Bem, muitos sabem, mas não adiantou saber para pôr em prática o que sabemos sobre o assunto.
    Qual o significado da reciclagem? Bem, reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o nosso planeta.
    A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
    Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo. 
    Reciclar, nunca é demais ressaltar, é sempre um ato de ajuda ao nosso planeta, as vantagens por proteger onde vivemos podem ser gratificantes, principalmente para a próxima geração que virá depois de nós. Se não dermos atenção a isso, as consequencia será irreversível para nós seres humanos da Terra.