segunda-feira, 9 de maio de 2011

Energia nuclear

Usina de energia nuclear
Como este é um blog sobre o meio ambiente, eu não poderia de deixar de falar sobre um problema atual que é a energia nuclear. Essa que é uma energia limpa, mas muito perigosa. 
Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida. Porém, quero deixar aqui as suas vantagens e desvantagens.

Vantagens:
A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilã no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas de nome como James E. Lovelock por não gerarem gases de efeito estufa. Estes ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global. Em comparação com a geração hidrelétrica, a geração a partir da energia nuclear apresenta a vantagem de não necessitar o alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios, evitando assim a perda de áreas de reservas naturais ou de terras agriculturáveis, bem como a remoção de comunidades inteiras das áreas que são alagadas. Outra vantagem da energia nuclear em relação à geração hidrelétrica é o fato de que a energia nuclear é imune à alterações climáticas futuras que porventura possam trazer alterações no regime de chuvas.

Desvantagens:
A geração de rejeito radioativo de usinas nucleares é normalmente baixa, mas representa um problema pois os elementos contidos no combustível queimado, pricipalmente os produtos de fissão, demoram um tempo muito longo para decairem em outros elementos e apresentam alta radioatividade, portanto é necessário que eles fiquem confinados em um depósito próprio onde não possa haver nem interferência humana externa nem interferência ambiental (já que a inteferência ambiental pode causar vazamentos e deslocamento dos elementos).

Esse tipo de energia também é produzido no Brasil, que não chegou a ter um acidente com usinas, mas que chegou a ter um acidente com o césio na década de 1980 e que na Europa houve um acidente com o reator de uma das usinas de Chernobyl bem antes do que a de Goiás, mas que assustou os países que utilizavam energia nuclear na época. Assista o vídeo abaixo:

Na minha humilde opinião, acredito que não estamos preparados para esse tipo de energia, penso que temos que buscar outras alternativas. 

É esse texto que deixo como a opinião que tenho que devemos proteger onde vivemos, temos que cuidar do meio em que vivemos, cuidar para que possamos viver sem riscos que possam ameaçar o futuro de toda a nossa descendência!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário