A nossa primeira meta para o nosso projeto é educação, conscientização e coleta seletiva. Educação para a reciclagem e a manutenção do meio ambiente como um todo.A educação seria para reaproveitar o lixo que "não é lixo". Isso seria com a ajuda de escola que irão participar também desse projeto.
A conscientização, desde que comecei a campanha e o projeto aqui, não houve cooperação, e isso atrapalhou de certo modo a idéia de ajudar e começar a desenvolver mais a fundo no começo. Esse trabalho tem um respaldo muito grande, apesar de jovem, nós estamos crescendo com alguns apoios importantes, porém, não é o suficiente se as pessoas não mudarem a mentalidade. A mentalidade deve ser de colaborar para mudar esse momento que sofremos com grandes catastrófes naturais que tem comomresponsável o desrespeito com o meio ambiente, sem mencionar que a realidade também pé de uma sociedade que exclui uma grande maioria que não pode consumir e que acabam tendo eus direitos como dignidade e vida retirados perante a lei. As pessoas que vivem em situações que passam a viver na rua. E o terceiro nos leva as pessoas que trabalham com recolhimento de lixo, ou seja, a coleta seletiva.
Os catadores de lixo é visto pelas pessoas como alguém sem dignidade, ou seja, exista um certo esteriótipo, mas não é esse marca que eles deveriam levar se eles trabalhassem para um orgão que desse assistência adequada e organizasse essa profissão com um uniforme e carrinhos próprios para tal finalidade, que é ajudar recislagem. Eles não devem ser banidos, mas sim reeducados dentro do projeto, no intuito de gerar sua própria dignidade para não serem marcados com exclusão, acabar de vez com preconceitos e esteriótipos que acabam sendo uma faceta de pessoas ignorantes. Existe dignidade desde que a profissão seja respeitada e reconhecida como um bem do meio ambiente. Em Curitiba, eles ajudaram através de projetos sociais situações de moradores de ruas, as organizações não deram assistência no sentido de aumentar o ócio, porém, de dar ferramentas que puderam transformar a vida deles através do trabalho e da mão de obra que vai ajudar o mundo em que vivemos. Sem contar que muitos catadores de lixo são crianças que vão em busca de materiais que vendem para sustentar a família, nossa idéia tirará elas das ruas e dará assistência a esses menores que podem, por falta de estrutura familiar, adentrar no mundo das drogas. É por isso que devemos deixar a demagogia e pôr de vez em pauta e em prátuca esse projeto com colaborações de todos os cidadãos que podem ajudar.
O mundo está em nossas mãos. |
O início desse projeto vem em busca de conscientizar as empresas a fazerem parte também participar da coleta seletiva no intuito que possa somar junto com os que já estão participando para cada vez mais gerar empregos e colaborar com todo a educação e conscientização ambiental que estamos fazendo para jovens e catadores de lixo. Não basta só criticarmos e esperarmos ajuda de orgãos públicos se não fizermos nossa parte e cooperar que a realidade pode sim mudar. Basta unirmos, parcerias são fortes e mudam qualquer relidade, inclusive, as mais tristes. Colabore com nosso projeto através desse blog, basta cadastra-se em contato. Passe a mensagem adiante.
RECICLAR É SINÔNIMO DE DAR VALOR A VIDA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário