Como Funciona o Projeto










1 – Como funciona o projeto?

2 – Por que trabalhar com lixo eletrônico?

3 – Há alguma diferença entre o tratamento do lixo eletrônico e o lixo reciclável normal?

4 – O que acontece quando o lixo eletrônico é jogado no meio ambiente, sem tratamento?

5 – O que as pessoas devem fazer com esse tipo de lixo?

6 – Quem trabalha hoje com vocês?

7- Há alguma ajuda de instituições (empresas, governo)?

8 – Como as pessoas podem ajudar (por meio de doações, participando como voluntários)?






 1 - Funciona através de doações de pessoas, que doam materiais que provavelmente iriam

 para a rua, ou seja, não iriam passar por um processo em que esse material não seria


 reciclado e nem

reaproveitado no meio ambiente, nós tentamos ajudar fazendo o possível para que os


 danos na natureza seja mínimos.

2 - Por que num mundo como o nosso, muitas vezes o lixo eletrônico é mais descartado e

 mais danoso ao meio ambiente por materiais radioativos e difíceis de serem decomposto


 no solo. A questão

do mundo capitalista é que existe a questão da obsolescência programada que é a

 desvalorização de um produto que é trocado por outro mais moderno, e muitas vezes se


 trata de um televisor, um

computador, um rádio e etc. Por isso é jogado no maio ambiente para ser abandonado,

 muitas vezes funciona, o projeta reaproveita até mesmo para poder consertar e doar para


 alguém que não


possua por seu poder aquisitivo baixo. 


3 - O tratamento do lixo eletrônico tem uma importância assim como qualquer outro, já que

  os dois são causadores de estragos na natureza.

4 - resíduo desse tipo de material contém substâncias perigosas, que podem impactar o meio ambiente e ameaçar a saúde da população. A estimativa é que cada brasileiro descarta cerca de 0,5 quilo de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos por ano. Então, nós defendemos a bandeira da reciclagem com o intuito de retirarmos o máximo dessa ameaça no meio ambiente e longe de alcance das pessoas.

5 - Doar o lixo eletrônico para nós para que possamos tratar o lixo e passarmos a transformar ele para quem sabe possa ser reutilizável ou simplesmente possa ficar fora do alcance das pessoas não causando danos a saúde da população.

6 - Trabalhamos com pessoas da comunidade, são 16 pessoas diretas e 60 pessoas são beneficiadas hoje.

7 - A gente não tem nenhuma ajuda de governo, mas temos parceiros que são redes de lojas que utilizam materiais que são doadas para nós, são todos os tipos de materiais, sendo alguns deles lixo eletrônicos, garrafas pet, papelão etc.

8 - As pessoas podem participar de forma a divulgar o nosso trabalho, ou ate mesmo doando materiais, pelo menos um pouco disso, é muito para nós, já que a gente teve dificuldade no inicio exatamente pelo desinteresse das pessoas em falar sobre o meio ambiente.

Como participar?


Para contribuir defendendo o planeta, o ( AMBRASUS ) precisa de você!
Além de se tornar um colaborador, você pode contribuir com nossas mobilizações on-line sendo um ciberativista, tornar-se um voluntário ou ainda divulgar nossas campanhas na web.





«Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para nossos filhos e, esquece-se da urgência de se deixar filhos melhores para nosso planeta.»
- Chico Xavier




Desde Novembro de 2010 estou à frente de uma ONG, que vem desenvolvendo um projeto de sustentabilidade ambiental tanto na coleta como na correta destinação final dos materiais recicláveis.

A organização não governamental Ambiente Brasil Sustentável (Ambrasus) localizada na cidade de Fortaleza. Especializada na coleta, reciclagem, reutilização e reaproveitamento de resíduos sólidos é o como lixo eletrônico, Atuando da seguinte maneira: O primeiro passo é a coleta, em seguida todo o material coletado passa por um processo de triagem, onde é separado  (o lixo eletrônico é o resíduos sólidos ) e é enviado aos seus fabricantes pela  (logística reversa).


A Ambrasus tem o intuito de preservar o meio ambiente, reciclando materiais e conscientizando os participantes para os problemas ambientais em que vive a sociedade. Sabe-se que vivemos sobre a polêmica do Efeito Estufa e por trás desse serviço, sem fins lucrativos, melhorar a vida das comunidades envolvidas e proporcionar aos seus colaboradores uma vida digna.


Assim, o Ambiente Brasil Sustentável pretende alcançar um patamar elevado na ajuda ambiental para a sociedade e tornar-se referencia no ramo de reciclagem.
A preservação dos recursos naturais deve ser vista como um esforço coletivo da sociedade e conscientizando-se das questões ambientais.
A reciclagem é o ato de ver a natureza e o planeta sorrirem, para que assim, nossos tempos de vida possam ser prolongados!

Reciclar é o meio mais fácil de continuar sobrevivendo livre dos lixos do mundo.

É nosso dever proteger o maior patrimônio nacional, pois a nação que destrói o seu solo,destrói a si mesma.

Reciclar é sinônimo de dar valor à vida.

Só reciclando as idéias se consegue reciclar lixo.

Reciclar não é só Lixo, é arte, é aquilo que se Joga no Chão e no Lixo se Transforma em Móveis.

Reciclar é o meio mais fácil de continuar sobrevivendo livre dos lixos do mundo.

Para proteger o futuro do planeta e conservalo para as proximas geraçoes precisamos reciclar para enconomizar energia e recursos naturais.

Na natureza nada se cria,tudo se RECRIA.
Para aprender a reciclar coisas,é preciso reciclar suas idéias
O que é lixo para uns,é luxo para muitos.

O objetivo principal do PROJETO COM CONDOMÍNIO, LIXO ZERO é a reciclagem do lixo que, em condomínios, é concentrado, facilitando o manuseio e a aplicação de qualquer projeto, porque os condomínios tem uma autoridade máxima, que é o síndico. O sindico, normalmente tem como preocupação o lixo gerado pelos seus condôminos – ou deveria ter.

 Estamos levando a solução mágica, que é a transformação do lixo em matéria prima para gerar novos produtos, ou simplificando, a venda direto dos plásticos, vidros, latas, alumínios, papéis etc. que são usados pelos moradores do condomínio e hoje são descartados no lixo comum junto com lixo orgânico .

 Se antes quando falávamos em resolver o problema dos resíduos domésticos o foco era a ecologia, agora estamos aliando ecologia à economia, porque vimos que é muito mais fácil convencer as pessoas pelo bolso do que pela consciência ambiental, quando se fala em valores as pessoas se tornam muito mais sensíveis a qualquer problema.Estamos gerando renda onde existia um problema. Para se ter uma ideia do problema que estamos falando, pense que normalmente, são feitas até 4 limpezas nas caixas de gorduras dos prédios por ano, gerando despesas significativas para o condomínio.

 Somente com o óleo de fritura que deixa de ir para o ralo, as caixas de gordura dos prédios passam a ter uma vida útil até a próxima limpeza muito maior, evitando em até 75% os gastos com a manutenção. Lembre-se de que isso representa uma economia aproximada de R$ 5.000,00 reais por ano, em edifícios com 90 a 100 apartamentos.




2 comentários: