segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ambrasus lança campanha sobre coleta seletiva em casa




 
Vele lembrar que a reciclagem é apenas uma das etapas do consumo consciente. “Antes, é preciso repensar o consumo, reduzir desperdícios, reutilizar os produtos e embalagens sempre que possível e, finalmente, não havendo mais possibilidade de tirar proveito dos resíduos, ai sim, encaminhar o que é reciclável para reciclagem”, ressalta João Paulo, gerente do programa de educação do Instituto Ambrasus.

“A campanha instrui o consumidor para a prática correta da coleta seletiva dentro de casa e viabiliza sua efetiva participação – junto com governos, fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores – na responsabilidade compartilhada da gestão e destinação correta dos resíduos após a vida últil do produto”, afirma João Paulo.

Segundo João Paulo “sem a coleta seletiva de resíduos dentro de casa, a logística reversa – uma das principais determinações da PNRS – não pode ser plena, porque o descarte correto é a última etapa do processo de consumo e depende fundamentalmente da consciência e apropriação do consumidor”.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que cada brasileiro produz quase um quilo de lixo por dia, o que soma 183 mil toneladas diárias em todo o país. Deste volume, cerca de 73 mil toneladas são de resíduos recicláveis não aproveitados. Em valores monetários, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), isso equivale à perda de R$ 8 bilhões por ano.

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