quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

como trabalhar com lixo eletrónico


                            Ambrasus



Num galpão em FORTALEZA, nove recicladores trabalham com o e-lixo. Em cima das mesas, os computadores são desmontados pelos "garimpeiros digitais". A carcaça de ferro, os revestimentos de plástico, a tela do monitor, placas e fios, tudo é aproveitado. O material é separado e vendido para empresas que vão reciclar esses componentes.


Até pouco tempo CLAUDIA, de 35 anos, nem imaginava que a sucata digital poderia significar trabalho e renda. Com uma luva na mão esquerda e na direita uma alicate, ela desempenha com habilidade a desmontagem de computadores.
— É uma questão de jeito.
Antes de trabalhar com lixo eletrônico, CLAUDIA separou material para reciclagem por dois anos. Nessa época, segunda ela, o trabalho era mais duro e o dinheiro, mais curto. Hoje, ganha cerca de R$ 800 por mês. Se os planos de crescimento derem certo, a renda dos recicladores poderá dobrar até o fim do ano. Tudo isso, graças ao e-lixo.
— Jamais poderia imaginar que um computador tem até ouro — diz ela.

Nos últimos anos com o rápido avanço da tecnologia os aparelhos eletrônicos estão se tornando obsoletos em um curto espaço de tempo e a falta de orientação faz com que o descarte seja feito em locais inapropriados.

muitas empresas e consumidores não sabem como fazer o descarte de peças e equipamentos de ar condicionado, geladeira e máquinas de lavar. O destino final do e-lixo (lixo eletrônico), geralmente ocorre mesmo em locais indevidos. Preocupado com esta situação o Grupo (AMBRASUS) fechou parceria com a Cooperativa.
AMBRASUS, trabalha sempre pensando na responsabilidade social, isto é, vem ao longo destes 2 anos contribuindo para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
O objetivo desta parceria é dar o destino correto destes materiais sem comprometer o meio ambiente além de conscientizar empresas e consumidores sobre o descarte correto do e-lixo.
O lado positivo é que boa parte deste lixo pode ser reutilizado em equipamentos novos ou reciclado em outros produtos. Por isso, é importante que as pessoas deem um destino adequado ao seu lixo eletrônico.
— A ideia é expandir isso para vinte e duas cooperativas de reciclagem. Estamos tirando esse lixo do meio ambiente, gerando renda e reinserindo esse material como matéria-prima — explica joão paulo, coordenador do (ambrasus)


TEL (85) 3284 6704 OU 8723 8202

Nenhum comentário:

Postar um comentário