segunda-feira, 15 de julho de 2013

DESCARTE DE ÓLEO CORRETO.


Apenas um litro de óleo doméstico, descartado no ralo, consegue contaminar 1 milhão de litros de água… Imagine então em uma cozinha industrial, com uma alta produção de refeições o tempo todo, servindo massas, molhos, carnes, batatas, guarnições, todo o tipo de preparação que necessitam de óleo nas panelas. Não estou falando somente do óleo usado nas frituras, mas todo e qualquer óleo que sobram nas panelas, nos talheres, que também são lavados e enxaguados em água corrente e o óleo que fica nesses utensílios, vai também para o ralo. Em cozinha industrial, não são quatro talheres a serem lavados, mas mais de 100, todos os dias!
A quantidade de água para diluir este óleo seria suficiente para o consumo – banho e comida – de uma pessoa por 40 anos. 40 anos!


Encaminhar corretamente o óleo de cozinha evita o desperdício de água e o uso de substâncias químicas. (
Quando o óleo é descartado de forma incorreta provoca entupimento e algumas vezes chega a romper redes de coleta, o que exige uso de substâncias químicas altamente tóxicas para conseguir desentupi-las. Chefes mais conscientes conseguem evitar isso com gestos simples. Óleos usados podem ser fornecidos para Ongs, que ensinam pessoas a fazer o sabão com o ingrediente reciclado, que pode ser vendido para as comunidades.
E o óleo que fica nas panelas, fritadeiras, pratos, papeis toalha podem ser retirados com os mesmos papeis toalha e não serem jogados nos lixos, não é? Podem ser separados e também levados para estas ONGs que com certeza vão ter um destino melhor para eles.
Pense nisto. O óleo não é só de fritura!
TELE COLETA 
(085) 3284,6704 OU 8723,8202


Nenhum comentário:

Postar um comentário