terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pessoas não estão preocupadas com o Meio Ambiente

Mesmo com mais notícias e informações, o brasileiro está menos preocupado com questões ambientais. Foi o que afirmou uma pesquisa publicada recentemente pela Fecomercio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), que entrevistou mil consumidores de 70 cidades do país – entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife.
Em 2007, 65% dos entrevistados possuíam hábitos que demonstravam preocupações com questões ambientais; em 2011, este número caiu para 57%. Além disso, a pesquisa revela que os idosos têm mais atitudes sustentáveis do que os jovens: 91% das pessoas na terceira idade responderam que fecham a torneira na hora de escovar os dentes, 41% plantam árvores ou cuidam de jardins e 54% separam o lixo de sua residência. Ainda de acordo com o estudo, as mulheres consomem de forma mais consciente que os homens.
Segundo João Carlos Gomes, superintendente de Economia e Pesquisas da Fecomércio-RJ, “a construção de uma consciência verdadeiramente ecológica ainda se revela como um desafio ao país. Ao mesmo tempo em que 57% dos brasileiros afirmam que seus hábitos levam em consideração a preservação do meio ambiente, apenas 30% dizem verificar se um produto é ecologicamente correto”.

Reflexão
Neste contexto,fico pensando, por que será que chegamos a ficarmos despreocupados com coisas sérias e deixarmos de considerarmos o meio ambiente tão abaixo de coisas súperfluas? Considero que o meio de comunicação contribuiu com grandes avanço na questão ambiental, isso é óbvio, mas acabamos esquecemos que, apesar de isso facilitar, as pessoas continuam fechando os olhos para o assunto. 
A internet passou a ser uma forma de ferramenta para a imbecilidade. Muitos ainda se sentam de frente a um computador e se torna apenas só mais uma que acompanham modos fúteis de gastar o seu tempo. A interação com o meio ambiente deve ser mais forte. A natureza ser levada a sério antes de tudo porque extrairmos recursos dela. Não adianta nos comportarmos como alguém que bateu a cabeça e ficou babando e vai assistir um vídeo de um gato apertando a descarga do banheiro. Devemos deixar de querer o "pão e circo" e nos aprofundarmos em coisas mais importantes, como o nosso meio social. 
Devemos nos mudar para olharmos as questões ambientais com outra mentalidade, é por isso que o projeto De Todos Para Todos existe, para mudarmos a visão ultrapassada e alienada que as pessoas tem e mudar o meio social e ambiental, junto com sustentabilidade. E que sejamos mais responsáveis. 
Passemos a mensagem adiante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário